EIT Health InnoStars abre filial em Portugal

7 de Novembro 2022

O EIT Health InnoStars abriu uma filial nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra.

Com o escritório principal em Budapeste, Coimbra é a terceira sucursal do EIT Health InnoStars na Europa, depois de Lodz e Nápoles.

“A nossa presença em Portugal vem reforçar o trabalho desenvolvido até aqui junto dos principais players que desejam moldar o futuro dos cuidados de saúde em Portugal e na Europa. Gostaria de estender o meu agradecimento aos parceiros do EIT Health em Portugal que têm vindo a trabalhar connosco a fim de enfrentar alguns dos desafios mais prementes em matéria de cuidados de saúde”, disse Ferenc Pongracz, director regional do EIT Health InnoStars, durante o evento de abertura.

Mais de 50 estudantes e profissionais de saúde formaram-se nos programas educacionais que o EIT Health e os seus parceiros oferecem. Além disso, mais de 30 startups portuguesas receberam apoio do EIT Health. Estas empresas já angariaram cerca de 350 milhões de euros em financiamento externo e quase 10 milhões de euros em bolsas.

A comunidade de inovação portuguesa é também reconhecida por liderar alguns dos mais importantes projetos de educação pan-europeus, tais como o EIT Health Aging PhD School, coordenado pela Universidade de Coimbra. Este programa internacional de doutoramento reúne parceiros académicos e não académicos para promover a formação internacional e intersectorial de uma nova geração de especialistas doutorados. Os participantes adquirem experiências do mundo real e o Selo EIT complementa o diploma de doutoramento universitário. Concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), o Selo EIT é um certificado de qualidade e excelência para programas educacionais centrados na inovação, empreendedorismo, criatividade e liderança.

“Contar com o EIT Health InnoStars sediado em Portugal é uma oportunidade única para dinamizar o ecossistema nacional da saúde e projetar Portugal no mercado europeu. Ao abrir esta filial em Portugal, o EIT Health deu um passo decisivo para desenvolver ainda mais o ecossistema de inovação do nosso país. Agora a rede portuguesa passa a estar preparada para estabelecer novas parcerias com os intervenientes e decisores nacionais, a fim de contribuir para a evolução do sistema de saúde. Somente juntos podemos promover uma mudança real, que acabará por ter um impacto positivo no setor, bem como na vida dos doentes. Trabalharemos juntos para reforçar a nossa rede e contribuir para o crescimento do país”, sublinha Marta Passadouro, diretora do EIT Health InnoStars Portugal.

“O escritório português é o terceiro escritório local inaugurado pelo EIT Health InnoStars (depois de o ter feito em Nápoles, Itália, e Lodz, Polónia). Demonstra a maturidade e a consolidação de um projeto verdadeiramente da União Europeia, que assenta numa visão partilhada pelos cidadãos e por uma comunidade EIT diversificada em Portugal, Itália, Hungria e Polónia”, sublinha Jorge Figueira, em representação da Universidade de Coimbra. “A partir de hoje, os agentes de inovação em Portugal, sejam ou não parceiros EIT Health InnoStars, sejam empresas, universidades, start-ups, parques tecnológicos, incubadoras ou unidades de saúde, têm uma porta aberta e peritos especializados em Portugal. A equipa EIT Health InnoStars está empenhada em estabelecer colaborações e parcerias de excelência a nível global na área da saúde”, acrescenta Jorge Figueira.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This