Programa Gilead GÉNESE distingue projetos nas áreas de oncologia e virologia

8 de Novembro 2022

O evento público da 8.ª edição do Programa Gilead GÉNESE decorre hoje, às 17h00, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação e a intervenção na comunidade. Ao longo de oito edições, o montante global de financiamento atribuído aos 101 projetos apoiados ascende a mais de dois milhões e duzentos mil euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades locais em Portugal.

À 8.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 61 projetos nacionais, 39 de investigação e 22 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades, desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados seis projetos de investigação e outros seis de intervenção comunitária.

À semelhança das edições anteriores, a 8ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa.

Tendo em conta a expansão de áreas terapêuticas em que a Gilead tem desenvolvido a sua investigação, nesta edição o programa integrou o cancro da mama, que se adiciona às áreas terapêuticas já previstas na edição anterior – hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA, COVID-19 e hemato-oncologia.

As candidaturas submetidas no âmbito do Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, previamente estabelecidos, tarefa a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos cuja experiência é reconhecida em diferentes áreas do saber.

“A nossa missão no Programa Gilead GÉNESE é contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde em Portugal, incentivando mais e melhor investigação ligada à saúde e promovendo projetos que façam a diferença na comunidade. A qualidade dos projetos apresentados este ano vem uma vez mais confirmar que estamos no caminho certo para cumprir este nosso desígnio”, afirma Cláudia Delgado, diretora médica da Gilead e responsável pelo programa.

Nesta cerimónia, além da distinção dos vencedores, terá lugar um debate sobre o tema “Saúde Mais Próxima” que contará com a participação de Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores; Rui Nogueira, em representação da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; e Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights