Programa Gilead GÉNESE distingue projetos nas áreas de oncologia e virologia

8 de Novembro 2022

O evento público da 8.ª edição do Programa Gilead GÉNESE decorre hoje, às 17h00, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação e a intervenção na comunidade. Ao longo de oito edições, o montante global de financiamento atribuído aos 101 projetos apoiados ascende a mais de dois milhões e duzentos mil euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades locais em Portugal.

À 8.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 61 projetos nacionais, 39 de investigação e 22 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades, desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados seis projetos de investigação e outros seis de intervenção comunitária.

À semelhança das edições anteriores, a 8ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa.

Tendo em conta a expansão de áreas terapêuticas em que a Gilead tem desenvolvido a sua investigação, nesta edição o programa integrou o cancro da mama, que se adiciona às áreas terapêuticas já previstas na edição anterior – hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA, COVID-19 e hemato-oncologia.

As candidaturas submetidas no âmbito do Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, previamente estabelecidos, tarefa a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos cuja experiência é reconhecida em diferentes áreas do saber.

“A nossa missão no Programa Gilead GÉNESE é contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde em Portugal, incentivando mais e melhor investigação ligada à saúde e promovendo projetos que façam a diferença na comunidade. A qualidade dos projetos apresentados este ano vem uma vez mais confirmar que estamos no caminho certo para cumprir este nosso desígnio”, afirma Cláudia Delgado, diretora médica da Gilead e responsável pelo programa.

Nesta cerimónia, além da distinção dos vencedores, terá lugar um debate sobre o tema “Saúde Mais Próxima” que contará com a participação de Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores; Rui Nogueira, em representação da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; e Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

ACSS projeta que o SNS tenha mais 60 mil trabalhadores em 2030

 A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) estima que o SNS ultrapasse os 210 mil trabalhadores em 2030, mais 60.894 do que em 2023, e alerta que o atual modelo de prestação de cuidados “sobrecarrega” os profissionais.

MAIS LIDAS

Share This