De acordo com a associação, a sessão visa assinalar a Semana da Fertilidade, contando com a participação de vários especialistas de ginecologia, endocrinologia, psicologia, andrologia, enfermagem, nutrição, entre outros.
A primeira palestra terá como foco a apresentação do panorama nacional desta área, com a exploração de dados e estatísticas nacionais, legislação em vigor, regras de acesso ao Serviço Nacional de Saúde e Clínicas de Procriação Medicamente Assistida.
De seguida será explorado o papel do médico de família como o profissional de saúde de primeira linha no contacto com estes doentes, “com uma abordagem sobre a educação para a fertilidade, uma avaliação primária e encaminhamento para a especialidade.”
“Para além de contribuírem para a desconstrução de mitos, os oradores abordarão, entre outros aspetos, a importância das principais causas da infertilidade, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento na fertilidade feminina e masculina”, garante, em comunicado, a associação.
Os desafios e oportunidades inerentes ao impacto emocional da infertilidade serão outro dos tópicos em debate. Seguindo-se uma abordagem ao estilo de vida e tipo de nutrição para a promoção de fertilidade.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments