Socialistas querem financiamento e calendarização do novo hospital para a região Oeste

21 de Novembro 2022

Os socialistas da Federação Regional do Oeste (FRO) vão pedir hoje ao ministro da Saúde financiamento e calendarização do novo hospital, conforme foi aprovado no congresso de sábado, numa moção, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Os socialistas entregam hoje a Manuel Pizzaro, que se desloca a Torres Vedras, uma moção aprovada por unanimidade no congresso da FRO, na qual solicitam ao ministro da Saúde “soluções de financiamento e de calendarização da construção do novo hospital”.

São também pedidas “soluções credíveis para a resolução dos problemas da prestação de cuidados de saúde primários e de saúde mental”.

Na moção, é sublinhado o “desespero e angústia que gera o atual estado dos cuidados de saúde no Oeste”.

Segundo os socialistas, há uma “acentuada degradação” dos cuidados de saúde primários, com a diminuição do número de médicos de família ou de ausência destes profissionais em diversas extensões de centros de saúde.

Já nos hospitais do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) constatam uma “insuficiência de pessoal médico e envelhecimento das suas instalações, inadequadas ao exercício da medicina na atualidade”.

Os socialistas notam ainda a “nulidade de cuidados de saúde mental, sobretudo para a juventude e no contexto de cuidados continuados”.

Numa nota de imprensa, a concelhia do PS de Torres Vedras informou que o ministro da Saúde se desloca hoje a Torres Vedras para “discutir o futuro dos cuidados de saúde no Oeste”, depois de concluído o estudo sobre localização, dimensão e valências do novo hospital para a região, encomendado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste.

A visita de Manuel Pizarro não foi divulgada pelo seu gabinete, nem pela CIMOeste, nem pelo município de Torres Vedras (PS).

A FRO integra as concelhias de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, servindo cerca de 300 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste integra os municípios de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights