DaVita alerta que ARS Norte força doentes de Lamego a percorrer 100 quilómetros para fazer hemodiálise

23 de Novembro 2022

A decisão da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) de chumbar o licenciamento de uma clínica de diálise recentemente construída em Lamego “nega aos doentes renais crónicos da região a oportunidade de evitar horas de viagem”, denuncia a DaVita.

A DaVita relata que a sua nova clínica em Lamego – recentemente concluída com um custo de 2 milhões de euros – foi recusada pela ARS Norte, “apesar de cumprir todos os requisitos exigidos legalmente”.

Paulo Dinis, diretor-geral da DaVita Portugal, diz que esta decisão “é infundada e significa que os doentes de Lamego continuam a ser obrigados a viajar mais de 100 km por dia para o seu tratamento, o que reduz drasticamente a sua qualidade de vida”.

“A DaVita – como outros prestadores de hemodiálise em Portugal – investe milhões de euros na construção de clínicas mais próximas das casas dos doentes, a fim de evitar que façam longas viagens, que são prejudiciais para a sua saúde; e a reduzir os custos de transporte pagos pelo Ministério da Saúde”, refere.

Para Paulo Dinis, “não é aceitável”, nem para os prestadores de cuidados, nem para os doentes, “ter uma licença negada nas fases finais de uma construção de três anos”, mas o diretor ainda espera que a ARS Norte aprove a abertura da clínica, “em benefício das pessoas com doenças renais de Lamego”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genética e Geografia Influenciam Risco de Cancro Colorretal em Jovens

Um estudo internacional com participação portuguesa, publicado na “Nature”, revela que fatores geográficos, idade e exposição precoce a bactérias intestinais aumentam o risco de cancro colorretal em jovens, abrindo portas a novas estratégias de prevenção.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights