Faculdade de Medicina e Hospital Militar do Porto criam centro para otimizar formação

4 de Dezembro 2022

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Hospital das Forças Armadas assinam um acordo para a formalização de um centro que visa otimizar a formação técnica, científica e profissional de estudantes, civis e militares.

“O acordo é em prol do ensino, da investigação e da inovação em medicina”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Segundo o diretor, o acordo de cooperação institucional formaliza a criação do Centro Clínico Universitário D. Pedro V no polo do Porto do Hospital das Forças Armadas e vai debruçar-se sobre “áreas de interesse” tanto para a faculdade, como para as forças armadas no campo do ensino, investigação e assistência médica.

Destacando que o acordo é uma “espécie de casamento” entre as duas instituições, Altamiro da Costa Pereira esclareceu que este “não é um centro académico clínico”, nem um “hospital universitário”, mas uma “ideia que poderá beneficiar cada uma das instituições”.

“A Faculdade de Medicina tem, neste momento, imensas dificuldades com as instalações que dispõe”, referiu o diretor, dizendo que já está prevista, no âmbito do acordo de cooperação, a realização de exames práticos da área clínica no Hospital das Forças Armadas.

“O centro é um espaço virtual que pode vir a ser objetivado no futuro dependendo dos acordos que forem sendo feitos entre o Hospital das Forças Armadas e a faculdade”, adiantou o diretor.

Altamiro da Costa Pereira salientou ainda que, de futuro e ao abrigo do acordo, podem vir a ser criadas outras valências como clínicas universitárias, um centro de simulação avançada ou um centro de telemedicina.

“É uma questão de existir interesse de ambas as partes”, realçou o diretor, adiantando que o centro vai também focar-se em áreas como a medicina de emergência, trauma, tecnologias robóticas e telemedicina.

“Este é um acordo de intenções que pode abrir portas a médicos mais jovens”, acrescentou Altamiro da Costa Pereira, notando que o acordo permitirá ainda “dar uma outra vida ao hospital” e destacando o papel do chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, na concretização deste centro.

O acordo entre a FMUP e o Hospital das Forças Armadas é assinado durante a tomada de posse para um segundo mandato do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, que decorre no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights