PS/Açores quer explicações do Governo para aumento de cirurgias canceladas

7 de Dezembro 2022

O PS denunciou esta quarta-feira a “degradação progressiva da gestão” do Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores, pedindo explicações ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre o cancelamento de 3.160 cirurgias até outubro.

Em comunicado, o deputado socialista no parlamento açoriano Tiago Lopes destaca, citando dados publicados pelo executivo açoriano, que foram canceladas 3.468 cirurgias em 2021, um número “nunca antes visto no SRS”.

O deputado do PS/Açores mostra-se preocupado com o “facto de este ano, apenas até outubro, já terem sido canceladas 3.160 cirurgias” na região.

“Este elevado número de cancelamentos nos últimos dois anos, continua, até ao momento, por explicar”, declarou Tiago Lopes, citado na nota de imprensa.

O PS avança que questionou o Governo dos Açores através de requerimento submetido na Assembleia Regional sobre o aumento do cancelamento de cirurgias, criticando os que aconteceram no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, “alegadamente por falta de material cirúrgico”.

“O PS/Açores tem vindo a questionar e a sinalizar aspetos que dão conta da degradação progressiva da gestão do SRS e que, preocupantemente, estão a ter impactos muito significativos na prestação de cuidados de saúde aos açorianos”, alerta o maior partido da oposição.

Tiago Lopes criticou ainda o executivo açoriano por “desvalorizar factos indesmentíveis”, considerando que os açorianos “têm direito a respostas quando aquilo que está em causa é o acesso a cuidados de saúde fundamentais”.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, e é suportado no parlamento regional pelos partidos do executivo, pela IL, Chega e deputado independente (ex-Chega).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights