Ministro da Saúde inaugura Centro de Endoscopia Avançada da ULSM

15 de Dezembro 2022

O ministro da Saúde inaugura amanhã, pelas 9h, o novo Centro de Endoscopia Avançada da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a funcionar no Hospital Pedro Hispano, e preside ao encontro sobre “O Papel das Unidades Locais de Saúde no SNS”.

Equipado com tecnologia moderna, o novo Centro de Endoscopia Avançada Carlos Moreira da Silva começou a funcionar em setembro, num espaço renovado do Hospital Pedro Hispano.

Após meses de obra, este novo centro – que recebeu o nome do mecenas que tornou possível a concretização deste projeto, o engenheiro Carlos Moreira da Silva – permite a realização de “endoscopia centrada no doente, de procedimentos de rotina e avançados, com a melhor tecnologia, segurança e privacidade dos doentes”, garante Francisco Baldaque, o diretor do Serviço de Gastrenterologia.

A endoscopia diagnóstica e terapêutica tem registado marcados avanços. Vários procedimentos que antes necessitavam de tratamento cirúrgico podem ser realizados atualmente por endoscopia e em ambulatório, permitindo ganhos em saúde com redução marcada de custos, como é exemplo a remoção de tumores iniciais do tubo digestivo ou nas técnicas terapêuticas de ecoendoscopia.

Assim, este novo centro está equipado com “a mais moderna tecnologia” e nasce com a ambição de se tornar “um novo marco na Gastrenterologia Portuguesa”, defende o especialista, acreditando que “será um centro de excelência com foco no diagnóstico, tratamento e investigação do cancro gastrointestinal, e uma escola na formação das novas gerações de médicos e enfermeiros nesta área”.

Na sua primeira visita à ULSM como ministro da Saúde, Manuel Pizarro vai presidir ao encontro sobre o papel das Unidades Locais de Saúde no SNS, que visa refletir sobre a dinâmica deste modelo de integração de cuidados de saúde.

Este painel conta com a participação de Maria de Belém Roseira, ministra da Saúde à data em que foi criada a primeira ULS nacional, em 1999, e que continua a defender a integração de cuidados como modelo na resposta assistencial. Por seu lado, a presidente da Associação Nacional de Munícipios (ANMP), Luísa Salgueiro, irá abordar o papel das autarquias na saúde das populações, partilhando a sua experiência como autarca de Matosinhos.

O ministro da Saúde encerrará este encontro que parte do percurso pioneiro da ULS de Matosinhos, numa intervenção do presidente do Conselho de Administração, Taveira Gomes.

A ULS de Matosinhos foi a primeira a ser criada no país, e única durante quase uma década. Criada formalmente em 1999, a ULSM concretiza um projeto que apostou na ligação do Hospital Pedro Hispano aos quatro centros de saúde do concelho, traçando um percurso inédito na procura de uma melhor qualidade assistencial.

A ULSM presta cuidados de saúde a mais de 318 mil utentes.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights