Aquisição de viatura para os Bombeiros vence orçamento participativo de Condeixa

16 de Dezembro 2022

A aquisição de uma viatura para os Bombeiros Voluntários de Condeixa e a criação de um “espaço educativo inovador” no Agrupamento de Escolas do concelho são os projetos vencedores do orçamento participativo (OP), informou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

A proposta mais votada, com 716 pontos, apresentada pelo munícipe Tiago Picão, “prevê a aquisição de um veículo para que, em caso de acidente grave ou catástrofe, faça transportar uma equipa de reconhecimento e avaliação de situação (ERAS), formada por dois operacionais tecnicamente preparados para o efeito e um especialista da área da natureza do evento, munidos de um veículo tático e recursos tecnológicos de apoio no âmbito do sistema de informação, georreferenciação, comunicação e ferramentas de apoio técnico-operacional”.

Em comunicado, a autarquia presidida por Nuno Moita indica que os vencedores do OP de Condeixa 2022 foram conhecidos ao início da madrugada de hoje, após a votação dos cidadãos ter terminado, às 24:00.

A segunda proposta vencedora, com 669 pontos, é da autoria de Anabela Diogo de Lima e prevê “a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

O projeto Condeix@prende visa “dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que potenciem as competências que o futuro lhes exige”, preconiza a autora, citada na nota, ao realçar a importância de desenvolver nos destinatários “competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.

“Com uma dotação de 100 mil euros, as duas propostas mais votadas esgotaram o orçamento disponível do OP de 2022. Duas outras propostas obtiveram uma pontuação próxima da dos vencedores, nomeadamente os projetos para apoio à Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa (632 pontos) e de reforço da vigilância da floresta contra incêndios (587 pontos)”, adianta a autarquia.

A esta edição do orçamento participativo, foram apresentadas 17 propostas, tendo sido admitidas 10 a votação, nas áreas de educação, património, cultura, desporto e ambiente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights