Sociedade Internacional de Genética Forense distingue docente da FCUP

17 de Dezembro 2022

A Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG) distinguiu recentemente António Amorim, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), como membro honorário.

António Amorim passa a ser membro honorário da ISFG, título reservado a cientistas que se tenham destacado pelas suas contribuições para a genética forense.

O título de membro honorário da ISFG é reservado a cientistas que se tenham destacado pela importância das suas contribuições para a genética forense, bem como outras pessoas cujo percurso seja merecedor do reconhecimento daquele organismo internacional.

António Amorim foi distinguido em conjunto com mais quatro cientistas de renome: Bruce Budowle, Ken Kidd, Daniel Corach e Niels Morling.

A ISFG tem como missão promover o conhecimento científico no campo dos marcadores genéticos aplicados à ciência forense. Esse trabalho inclui a realização de reuniões regulares de natureza regional ou internacional, para além da publicação da revista Forensic Science International: Genetics.

Sobre António Amorim
Licenciado (1974) e doutorado (1983) em Biologia pela FCUP, António Amorim dedicou mais de 40 anos à docência na FCUP, onde lecionou várias unidades curriculares ligadas à genética, particularmente à genética forense.

Esta foi, aliás, a área que marcou todo o seu percurso, tendo ocupado o cargo de diretor do Mestrado em Genética Forense da FCUP desde 2013 até à sua Última Aula, em junho deste ano,

Autor de mais de 400 artigos em revistas especializadas, António Amorim dirige o Grupo de Genética Populacional e Evolução do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). A sua investigação foca-se essencialmente nos domínios da modelagem matemática em genética e evolução populacional pura e aplicada (forense e diagnóstico).

Em 2021, o nome do docente e investigador da U.Porto surgia no topo dos cientistas mais citados no mundo na área das ciências forenses, de acordo com um estudo publicado no prestigiado “International Journal of Legal Medicine”.

FMUP/NR/HN