Nova USF vai abranger 6.700 utentes do concelho da Guarda

10 de Janeiro 2023

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai inaugurar naquela cidade, na segunda-feira, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Carolina Beatriz Ângelo, que vai abranger cerca de 6.700 utentes.

“A atividade funcional da USF decorrerá no Centro de Saúde da Guarda e nas Extensões de Saúde da Vela e Gonçalo, garantindo resposta assistencial a cerca de 6.700 utentes”, referiu a ULS da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa.

A USF Carolina Beatriz Ângelo, que será inaugurada na segunda-feira, pelas 10: 30, funcionará todos os dias úteis, entre as 08:00 e as 20:00.

Coordenada pela médica Catarina Monteiro, a nova USF “é formada por uma equipa de 13 profissionais, cinco médicos, cinco enfermeiros, três assistentes técnicos e ainda cinco médicos internos de MGF [Medicina Geral e Familiar]”.

A unidade “presta cuidados de saúde personalizados à população inscrita – consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários – e compromete-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia e durante o horário de funcionamento”, referiu a ULS da Guarda.

Com a entrada em funcionamento da USF Carolina Beatriz Ângelo, a ULS da Guarda passa a ter três USF em funcionamento na sua área de influência: Carolina Beatriz Ângelo (Guarda), A Ribeirinha (Guarda) e Mimar Mêda (Mêda).

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere atualmente os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a Mimar Mêda, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights