Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova realizou 1.962 atendimentos em 2022

10 de Janeiro 2023

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 1.962 atendimentos em 2022 e visitou 124 locais entre aldeias e centros de dia do concelho.

“Apesar dos dados de 2022 não serem os mais significativos, apresentam, desde já, uma clara evolução com tendência de crescimento em relação aos anos anteriores de 2021 e 2020, mais fustigados pela covid-19”, referiu, em comunicado, o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Segundo os dados disponibilizados, a UMS realizou, em 2022, 1.962 atendimentos, visitou 124 locais, num total de 255 saídas para o exterior.

Do total de atendimentos registados contam-se ainda 383 novos utentes da UMS.

“Para encontrar números mais elevados é preciso recuar até 2019, o último ano antes da disseminação da pandemia em Portugal de forma generalizada, quando foram contabilizados 586 novos utentes, num total de 3.010 atendimentos”, lê-se na nota.

Nas estatísticas referentes a 2022, destacam-se ainda a realização de 1.545 testes de glicemia, colesterol e triglicéridos, bem como 1.722 avaliações de tensão, peso e índice de massa corporal.

Ao longo do ano foram ainda encaminhadas pela UMS 12 pessoas para consulta de urgência e 17 para consulta familiar.

Além do Serviço regular da UMS, houve também a realização de campanhas de educação para a saúde, que envolveram alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, e de campanhas comunitárias e de ensino.

Durante o verão, a UMS concentrou maioritariamente o seu foco de atenção um pouco por todos os espaços balneares do concelho de Proença-a-Nova, nos quais realizou 298 atendimentos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights