PCP de Ovar contra modelo empresarial da Unidade Local de Saúde

12 de Janeiro 2023

O PCP de Ovar manifestou-se esta quinta-feira contra a futura unidade local de saúde (ULS) a que ficarão afetos os utentes do concelho, porque, seja em Aveiro ou Santa Maria da Feira, o seu modelo empresarial “não resolve nenhum problema”.

A posição do partido surge na sequência da discussão instalada em Ovar depois de a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ter proposto que as unidades de saúde desse município viessem a ser referenciadas para a futura ULS de Aveiro, quando a ULS do Entre Douro e Vouga (EDV), na Feira, ficará mais próxima – tendo como epicentro o Hospital São Sebastião, ao qual a população vareira já costuma recorrer.

O PCP reconhece que a afetação a Aveiro seria “uma decisão ao arrepio dos interesses da população de Ovar” e teria um “impacto desastroso”, mas, independentemente da questão geográfica, diz que é preciso “combater a integração em ULS” de modo geral e justifica essa posição.

“O modelo proposto não soluciona nenhum dos graves problemas que afetam a população do concelho no que respeita ao acesso a cuidados de saúde do SNS – antes retirará autonomia gestionária e financeira ao Hospital de Ovar e ao respetivo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS), colocando-os sob o modelo de gestão empresarial das EPE [Entidades Públicas Empresariais]”, argumenta.

A concretizar-se, esse formato implicará, “na prática, a perda de autonomia das subunidades que integram a ULS”, como o PCP antecipa com base em estudos que “falharam em provar consistentemente a superioridade do modelo no que respeita à acessibilidade, qualidade e redução dos tempos de espera”.

O partido realça que “a experiência nas ULS – em particular, aquelas com vastas áreas de atuação – tem demonstrado que o hospital central continua a ocupar o espaço primordial, híper concentrando serviços e remetendo os hospitais periféricos e os cuidados de saúde primários ao papel de parente pobre no que toca a valências e a recursos humanos e financeiros”.

Como alternativa às anunciadas novas ULS, os comunistas propõem “um maior investimento em meios financeiros e humanos nas unidades do SNS do município, nomeadamente Hospital Francisco Zagalo e nos centros de saúde” de Ovar, assim como “uma maior articulação” da referida unidade hospitalar com o Hospital da Feira e com o ACeS Baixo Vouga.

“Várias forças políticas locais apressaram-se a legitimar o modelo ULS EPE, limitando-se a solicitar ao Governo que reconsidere a ULS EDV como local de referenciação, posição da qual o PCP se distancia frontalmente, já que essa ignora os graves problemas que a integração significa”, salientam os comunistas.

O partido diz ainda repudiar “a forma de tomada desta posição, sem [a direção do SNS] ouvir a população, os seus órgãos autárquicos, as forças políticas e os profissionais e utentes do SNS”, e nota que, no caso dos recursos humanos, as experiências já conhecidas do novo modelo vêm “fomentando um vínculo mais difuso à administração pública e, sobretudo, desarticulando as carreiras”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights