São 160 os novos médicos dentistas que, só na cidade do Porto, vão assinalar a entrada na profissão com o Juramento do Compromisso de Honra, que tem na sua origem o Juramento Hipocrático, que enaltecia o conhecimento como fonte de evolução e prosperidade, sendo um dos documentos que integra o Corpus Hippocraticum, o primeiro compromisso escrito e a mais antiga profissão de fé, num pacto interior com a verdade, o rigor, a autonomia, o sentido do dever e a ética profissional.
A OMD aproveitará, ainda, a ocasião para homenagear os médicos dentistas que somam mais de 30 anos de prática e que poderão, este ano, também formalizar ou reiterar o seu Juramento. Estão inscritos para esta cerimónia, no Porto, mais de 80 médicos dentistas que reúnem estas condições.
Maria João Ponces, vogal do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, refere que “os médicos dentistas que optam por participar nestas cerimónias comprometem-se a servir os doentes, respeitando a ciência e ponderando o seu poder através da prática do altruísmo, no respeito inalienável pela vida humana em todas as suas dimensões.”
Miguel Pavão, bastonário da OMD, assinala que “os valores éticos e humanos devem persistir na medicina dentária e a OMD é a salvaguarda para esse fim. Especialmente num momento em que o mercado de trabalho nacional está com uma cada vez maior saturação, originando uma progressiva precarização e desvalorização da profissão e o aumento dos fluxos migratórios para exercício da profissão em outros países, nomeadamente dos mais jovens. Apesar do aumento consistente do número de profissionais inscritos na Ordem, num contexto complexo que vivemos, aumentam as dificuldades económicas de acesso à Saúde Oral por uma parte cada vez maior dos portugueses, pelo que se torna urgente encontrar mecanismos que salvaguardem a saúde dos portugueses e o acesso à mesma. A Ordem tem-se batido pela adoção de uma verdadeira política nacional de saúde, bem como pela integração dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pela criação da respetiva carreira pública.”
O número de inscrições nesta ordem profissional tem vindo a aumentar, numa média anual de 5,3% desde 2010, tendo ultrapassado já os 12 mil profissionais. Só em 2021 registaram-se 595 novos membros ativos, o segundo maior valor dos últimos 12 anos – só ultrapassado pelos 686, em 2018.
À primeira cerimónia de 2023 do Compromisso de Honra, marcada para este sábado, no Porto, seguem-se mais duas, em Lisboa, a 4 de fevereiro, e na cidade de Viseu, a 11.
PR/OMD/HN
0 Comments