Cirurgia pediátrica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho com certificação renovada pela ACSA/DGS

31 de Janeiro 2023

O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi recentemente alvo da visita de acompanhamento do Comité de Certificação no âmbito do processo de certificação em saúde, segundo o modelo internacional ACSA/DGS, tendo este decidido pela “manutenção de certificação no nível bom com visita de acompanhamento em janeiro de 2025”.

Atualmente, o serviço serve cerca de 175.000 utentes em idade pediátrica, numa ampla área geográfica a sul do Douro e que se estende até Coimbra, o que se traduz em cerca de 6000 consultas/ano, das quais 33% são primeiras consultas, aumentando a respetiva atividade cirúrgica, nomeadamente em regime de ambulatório.

Para Pinho Sousa, diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica, “a acreditação dos serviços assistenciais ACSA/DGS, que vem sendo praticada há uns anos, não é meramente assistencial, mas também um patamar para a criação dos centros de excelência e tem como objetivo primordial a melhoria de cuidados prestados ao utente. No caso do nosso serviço tem como consequência mais imediata um maior grau de satisfação quer das crianças quer dos seus responsáveis legais, realidade que é percetível através dos inquéritos de satisfação realizados”.

O processo de certificação permite ainda uma maior aproximação de todos os profissionais às crianças, “ao relembrar-lhes os direitos das mesmas, mesmo quando não os exigem, criando mecanismos de segurança, e obrigando à sua monitorização frequente, adequando a sua disponibilidade permanente”, refere o diretor.

O grande objetivo que Pinho Sousa sublinha para o futuro é que “em 2025 se possa dar um salto no patamar de qualidade, não só face à nova logística do centro hospitalar, mas também face à vasta carteira de serviços, que se estende ao Serviço de Urgência metropolitano”.

De referir que o Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho é um dos dois Serviços de Cirurgia Pediátrica acreditados, pelo mesmo modelo, a nível nacional, dentro do Sistema Nacional de Saúde.

CHVNGE/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights