Ministro guineense defende definição de ações concretas para melhorar acesso à saúde

6 de Fevereiro 2023

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba defendeu esta segunda-feira a necessidade de definição de ações concretas para melhorar o acesso da população aos cuidados primários de saúde.

Dionísio Cumba falava na sessão de abertura do Fórum Nacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, que tem como objetivo melhorar o bem-estar da população guineense, e que vai decorrer até quarta-feira numa unidade hoteleira de Bissau.

O fórum “tem como finalidade arranjar um compromisso de todos para melhorar o acesso à saúde” em todas as regiões do país, disse o ministro, salientando a necessidade de se apostar na prevenção e promoção da saúde.

Para o governante, é preciso definir ações concretas a curto e médio prazo para fornecer os cuidados primários de saúde, pois mais de metade da população não tem acesso a estes serviços.

“Unidos pela Saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau” é o tema do fórum, e que junta ao Governo, as Nações Unidas, a União Europeia, o Fundo Mundial, a Aliança para a Vacinação e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Durante o fórum, os participantes vão debater temas como a nutrição, cuidados de saúde reprodutivas, saúde materna, imunização, controlo de doenças.

O fórum deverá terminar com a assinatura e o lançamento oficial do Apelo Nacional à Ação para a Saúde e Bem-estar da População na Guiné-Bissau.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights