Cólera e diarreia matam 29 pessoas no centro de Moçambique

8 de Fevereiro 2023

Pelo menos 29 pessoas morreram devido a cólera e diarreias na província de Tete, no centro de Moçambique, anunciou na terça-feira o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani.

Nove óbitos ocorreram devido à cólera e 20 mortes foram registadas no distrito de Tsangano, entre 01 de janeiro e 04 de fevereiro, causadas por diarreias, avançou o governante.

“É um número significativo de óbitos”, disse Ilesh Jani, referindo que decorrem exames laboratoriais em casos suspeitos de cólera na província.

Segundo o responsável, Tete tem um cumulativo de 495 casos de cólera, 52 dos quais estão internados, e um total de quatro distritos afetados, nomeadamente Tete, Mutarara, Chiuta e Angónia.

O vice-ministro da Saúde moçambicano pediu a tomada de medidas de prevenção contra a cólera e o envolvimento de administradores dos distritos e presidentes de municípios na resposta à doença na província.

Surtos de cólera e outras doenças diarreicas surgem sazonalmente em Moçambique durante a época das chuvas, de outubro a abril, devido à falta de saneamento básico.

De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Moçambique, um total de 18 pessoas morreram devido a cólera na atual época chuvosa no país, de um total de 1.928 casos registados sobretudo na província nortenha do Niassa.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou-se, em janeiro, preocupado com o surto, pedindo que se “redobrem os cuidados”.

A cólera e outras doenças diarreicas são tratáveis, mas podem provocar a morte por desidratação se não forem prontamente combatidas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights