Utentes vão fazer vigília a exigir mais profissionais de saúde no Centro de Sangalhos

9 de Fevereiro 2023

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) agendou, para sexta-feira, uma vigília junto ao Centro de Saúde de Sangalhos, no distrito de Aveiro, para reivindicar o direito ao acesso a consultas e a médico e enfermeiro de família.

“Um terço dos utentes do Centro de Saúde de Sangalhos está sem médico de família, mas até para aqueles que têm médico de família é muito difícil conseguirem uma consulta”, sublinhou Sofia Rodrigues, ativista do MUSP no distrito de Aveiro.

Em declarações à agência Lusa, Sofia Rodrigues explicou que o Centro de Saúde de Sangalhos deveria ter três médicos, no entanto, desde agosto de 2022, passou a contar apenas com dois.

“Os utentes sem médico de família estão sem consultas regulares de acompanhamento, nomeadamente os doentes com diabetes e hipertensão. Em breve, uma médica vai reunir condições de reforma e será ainda mais difícil marcar consultas”, lamentou.

De acordo com a ativista do MUSP no distrito de Aveiro, mesmo os utentes com médico de família atribuído sentem grandes dificuldades para conseguir agendar uma consulta.

“Se um utente lá for hoje, só daqui a mês e meio é que tem uma consulta”, referiu.

No seu entender, também os horários de atendimento do Centro de Saúde de Sangalhos são reduzidos, especialmente porque “falam na necessidade de retirar utentes das urgências dos hospitais para os serviços de proximidade”.

“Questiona-se como é que isso é possível, se eles [serviços de proximidade] estão esvaziados”, acrescentou.

À Lusa, Sofia Rodrigues disse ainda que uma boa parte dos utentes do Centro de Saúde de Sangalhos são idosos e vivem em meio rural.

“Qualquer deslocação que façam até ao Centro de Saúde tem de ser de carro. E quem não tem carro, é mais um custo indo de táxi”, concluiu.

A vigília promovida pelo MUSP terá lugar pelas 19:30 de sexta-feira, em frente ao Centro de Saúde de Sangalhos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights