Ordem dos Psicólogos lança livro sobre cuidados de saúde primários

13 de Fevereiro 2023

Ordem dos Psicólogos lançou na passada quinta-feira um livro sobre cuidados de saúde primários.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Psicólogos, o momento atual do SNS obriga a uma reflexão sobre a importância dos cuidados de saúde primários.

Francisco Miranda Rodrigues alerta para a necessidade de “investirmos mais e melhor, usando para isso o contributo dos psicólogos”. Aos olhos do responsável, os CSP são uma ferramenta essencial para “prevenir a doença e promover a saúde”.

Inserido na coleção OPP “Intervenção Psicológica”, a obra conta com a coordenação de Isabel Trindade e pretende contribuir em duas dimensões distintas, que devem ser conjugadas para benefício dos cidadãos: apoio à formação e boas práticas dos psicólogos e a literacia e a orientação dos decisores para o papel destes profissionais nos Cuidados de Saúde Primários.

Além da própria Isabel Trindade, este livro conta com a autoria de Cristina Pinto, Filipa Pinto Nunes, Isabel Silva, Marlene Nunes Silva, Paulo Vitória, Rita Correia e Sílvia Rodrigues, que se debruçam sobre temas como Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários, Gestão do stresse, Promoção da atividade física, Prevenção e tratamento do tabagismo, Prevenção da Depressão, Intervenção psicológica na Doença Crónica, nas Doenças Mentais Comuns e nos Cuidados paliativos.

O livro foi apresentado no dia 9 de fevereiro na sede dos psicólogos. No lançamento esteve presente o ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

Governo moçambicano prevê contratar 25 médicos em 2024

O Governo moçambicano prevê autorizar a contratação em 2024 de 1.294 profissionais de saúde mas apenas 25 são médicos, segundo a proposta orçamental que a Assembleia da República vai discutir e votar na próxima semana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights