Lisboa recebe maior movimento global de voluntários na luta contra o cancro

22 de Fevereiro 2023

Lisboa é a cidade escolhida para a realização do primeiro Encontro Internacional de Voluntários do movimento “Um Dia Pela Vida (UDPV)”, designação portuguesa para o projeto Relay for Life (RFL) da American Cancer Society Global.

O encontro terá lugar no fim de semana de 24 a 26 de fevereiro, no Hotel Corinthia Lisbon, e vai receber mais de 150 voluntários de 32 nações.

A organização do maior movimento global é da responsabilidade da American Cancer Society, com a colaboração da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA” e todos os Núcleos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade que representa os voluntários na área da luta contra o cancro em Portugal.

“O RFL/Um Dia Pela Vida é um projeto que a LPCC promove há muitos anos junto das comunidades, sobretudo, longe dos grandes centros urbanos. É o UDPV que leva a mensagem de Missão da Liga a todo o lado e que contribuiu para que a LPCC tenha uma presença tão forte em todo o território, que angariou tantos voluntários pelas terras por onde passou, que deu a conhecer os serviços de apoio ao doente, que levou a Prevenção Primária a tantas escolas, famílias e casas”, refere Filipa Rocha Mendes, da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA”.

Este projeto tem como objetivos divulgar informação sobre a doença oncológica, educar para a prevenção e angariar fundos que apoiem o trabalho desenvolvido por organizações que lutam contra o cancro.

“Antecipamos um fim de semana de muito trabalho, aprendizagem, mas também de muita camaradagem e entusiasmo em redor de uma luta que nos une a todos. Sairemos de lá, os 150 delegados, mais ricos em conhecimento, mas sobretudo, mais ricos do ponto de vista humano”, esclarece Filipa Rocha Mendes.

O momento alto é a Cerimónia das Luminárias do GRFL Fórum, que irá acontecer no sábado à noite (25 de fevereiro) e onde serão acesas luminárias de todo o mundo, trazidas pelos delegados dos países participantes, homenageando os doentes oncológicos que faleceram devido ao cancro.

Convidamos todos a fazer parte honrando um sobrevivente/lutador de cancro ou lembrando um ente querido perdido dedicando uma luminária, no link abaixo.

https://raiseyourway.donordrive.com/index.cfm?fuseaction=donorDrive.personalCampaign&participantID=5817

A Liga Portuguesa Contra o Cancro conta com um total de 19.892 voluntários.

Caso queira inscrever-se como Voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro, inscreva-se aqui

O movimento Global Relay For Life junta agora 32 países parceiros numa missão partilhada: encontrar uma cura para o cancro e apoiar os doentes e as suas famílias durante a o seu percurso. O Global Relay For Life também dá às organizações oncológicas de todo o mundo uma plataforma para aumentar a sua visibilidade e gerar “awareness” sobre o cancro no seu país.

O cancro é a 2.ª causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018. O cancro colorretal, da mama e da próstata são os tipos de cancro mais prevalentes em Portugal. De acordo com dados do Globocan 2020, o número de casos estimados de cancro em 2020 fixaram-se nos 19 milhões a nível mundial (ambos os sexos, todos as idades), estimando-se que em 2040 atinja um total de 28,9 milhões de pessoas em todo o mundo.

SOBRE A LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights