Fernando Pimenta, canoísta português de 33 anos, várias vezes campeão do mundo e medalhado olímpico, foi convidado pelo Centro de Responsabilidade Integrada do Sono e Ventilação Não-invasiva (CRISV) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) a realizar uma polissonografia de tipo 1, o exame mais completo para estudar o sono.
A qualidade do sono do atleta foi analisada para aferir se é suficientemente reparadora para as necessidades do campeão.
Nas palavras de Marta Drummond, diretora do CRISV, “este exame consiste na monitorização do sono através de dados de sensores respiratórios, cardíacos, eletroencefalografia, eletrooculografia, de posicão corporal e de movimento. O CRISV foi o primeiro centro de responsabilidade integrado dedicado ao sono do país, realizando mais de 10 mil consultas e mais de 3000 estudos do sono por ano. A criação do centro permitiu reduzir drasticamente e de forma sustentada o tempo de espera para consulta de patologia respiratória do sono, permitindo intervir e tratar atempadamente os casos patológicos e prevenir as suas complicações.”
CHSJoão/NR/HN
0 Comments