Fernando Pimenta: campeão do mundo de canoagem realiza estudo de sono para sensibilizar população

22 de Março 2023

A iniciativa surgiu no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Sono para sensibilizar a população acerca da importância de um sono de qualidade para a promoção da Saúde.

Fernando Pimenta, canoísta português de 33 anos, várias vezes campeão do mundo e medalhado olímpico, foi convidado pelo Centro de Responsabilidade Integrada do Sono e Ventilação Não-invasiva (CRISV) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) a realizar uma polissonografia de tipo 1, o exame mais completo para estudar o sono.
A qualidade do sono do atleta foi analisada para aferir se é suficientemente reparadora para as necessidades do campeão.

Nas palavras de Marta Drummond, diretora do CRISV, “este exame consiste na monitorização do sono através de dados de sensores respiratórios, cardíacos, eletroencefalografia, eletrooculografia, de posicão corporal e de movimento. O CRISV foi o primeiro centro de responsabilidade integrado dedicado ao sono do país, realizando mais de 10 mil consultas e mais de 3000 estudos do sono por ano. A criação do centro permitiu reduzir drasticamente e de forma sustentada o tempo de espera para consulta de patologia respiratória do sono, permitindo intervir e tratar atempadamente os casos patológicos e prevenir as suas complicações.”

CHSJoão/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This