Demência é o principal fator de risco Covid-19 para os idosos em cuidados continuados

1 de Abril 2023

Dos sete fatores avaliados, o mais prevalente ao longo do ano e durante as diferentes ondas foi a demência. A associação mais forte entre demência e mortalidade por infeção verificada pela Covid-19 foi encontrada na faixa etária dos 65-75 anos.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, a demência foi o fator de risco dominante para a doença entre os residentes de lares de idosos. Este elevado risco foi observado tanto na infeção como na morte por Covid-19, mostra um estudo realizado por investigadores da Universidade de Gotemburgo.

O objetivo do estudo, agora publicado no prestigiado The American Journal of Geriatric Psychiatry, era analisar fatores de risco de infeção por Covid-19 e morte pela doença, respetivamente, para os idosos que vivem em lares de idosos suecos.

Os dados incluíam informações de 82.488 pessoas no total, constituindo 99 por cento de todo o grupo a nível nacional. O período de estudo foi todo o ano pandémico de 2020, um ano que incluiu ondas pandémicas tanto na primavera como no período que antecedeu o Natal, enquanto as vacinações em massa contra a Covid-19 só foram lançadas perto do final do ano.

Os resultados do estudo indicam que vários fatores aumentaram os riscos de, em primeiro lugar, ser infetado com a doença e, em segundo lugar, morrer da mesma. Após ajustamentos para comorbilidade e fatores sociodemográficos como sexo, idade e educação, surgiram sete fatores de risco independentes: idade avançada, sexo masculino, demência, doença cardiovascular, doença pulmonar e renal, tensão arterial elevada (hipertensão arterial) e diabetes.

Demência precoce é o fator de risco mais preponderante

Dos sete fatores acima referidos, o mais prevalente ao longo do ano e durante as diferentes ondas foi a demência. A associação mais forte entre demência e mortalidade por infeção verificada pela Covid-19 foi encontrada na faixa etária dos 65-75 anos.

“Assim, as pessoas com maior risco tanto de serem infetadas com Covid-19 como de morrerem de Covid-19 eram as pessoas com início precoce de demência. Isto pode ser devido às características da doença, com a sua progressão mais rápida”, diz Jenna Najar, a principal autora do estudo.

Jenna Najar, do Instituto de Neurociência e Fisiologia da Universidade de Gotemburgo, autora principal do estudo

Najar conduz investigação em neuropsiquiatria no Instituto de Neurociência e Fisiologia e no AgeCap, o Centro para o Envelhecimento e Saúde da Universidade de Gotemburgo. No estudo participaram ainda Rasmus Broms,  Carl Dahlström, e Marina Nistotskaya, professores do Departamento de Ciência Política da mesma universidade.

O seu trabalho contribuiu para a Comissão Corona Sueca, no âmbito do Programa de Investigação sobre a Covid-19 (SWECOV), organizado pela Universidade de Estocolmo.

Jenna Najar é também médica, residente em psiquiatria no Ambulatório de Psiquiatria, Cognição e Velhice do Hospital Universitário Sahlgrenska.

“Os resultados do estudo fornecem informação-chave sobre quais os fatores que podem ser ligados a resultados negativos – ser infetado e morrer de Covid-19. Este conhecimento pode permitir-nos implementar estratégias específicas de risco em futuras epidemias locais, ou talvez em novas pandemias”, conclui  a investigadora.

NR/HNAlphaGalilleo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights