O debate que terá lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Auditório Tomé Pires), contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota-Filipe, assim como representantes de toda a cadeia de valor do medicamento.
A crise sanitária da COVID-19 veio relevar um problema que tem vindo a crescer e a criar preocupação em todos os países europeus, nomeadamente Portugal, a escassez ou a rutura no mercado de medicamentos.
Este problema pode colocar em risco a saúde dos doentes e também pressionar, mais ainda, os sistemas nacionais de saúde. Com efeito, na Europa, segundo a Comissão Europeia, entre 2000 e 2018, a escassez de medicamentos aumentou cerca de 20 vezes mais e continua a aumentar para medicamentos essenciais que essenciais que são amplamente utilizados.
Nesta conjuntura, a SRC-OF organiza as presentes jornadas, cujo programa segue em anexo, e que integram 2 painéis. O primeiro abordará o tópico Acessibilidade aos medicamentos – Problema, Desafios e Estratégia(s), e o segundo, em formato de mesa-redonda, será dedicado ao tema Reserva Estratégica (Nacional) do Medicamento, dispositivos médicos e de Produtos de Saúde, como mecanismo de resposta aos regimes excecionais de contingência – Modelo e Gestão.
NR/HN/OF
0 Comments