Ordem dos Farmacêuticos organiza debate sobre escassez de medicamentos

30 de Março 2023

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF) organiza esta sexta-feira, dia 31 de março, a partir das 14:30 horas uma jornada de debate em torno do tema: Acessibilidade e Reserva Estratégica de Medicamentos e de Produtos de Saúde - Desafios e Estratégia(s).

O debate que terá lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Auditório Tomé Pires), contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota-Filipe, assim como representantes de toda a cadeia de valor do medicamento.

A crise sanitária da COVID-19 veio relevar um problema que tem vindo a crescer e a criar preocupação em todos os países europeus, nomeadamente Portugal, a escassez ou a rutura no mercado de medicamentos.

Este problema pode colocar em risco a saúde dos doentes e também pressionar, mais ainda, os sistemas nacionais de saúde. Com efeito, na Europa, segundo a Comissão Europeia, entre 2000 e 2018, a escassez de medicamentos aumentou cerca de 20 vezes mais e continua a aumentar para medicamentos essenciais que essenciais que são amplamente utilizados.

Nesta conjuntura, a SRC-OF organiza as presentes jornadas, cujo programa segue em anexo, e que integram 2 painéis. O primeiro abordará o tópico Acessibilidade aos medicamentos – Problema, Desafios e Estratégia(s), e o segundo, em formato de mesa-redonda, será dedicado ao tema Reserva Estratégica (Nacional) do Medicamento, dispositivos médicos e de Produtos de Saúde, como mecanismo de resposta aos regimes excecionais de contingência – Modelo e Gestão.

NR/HN/OF

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This