Covid-19: Exeltis e HIPRA anunciam colaboração para acelerar o acesso à vacina espanhola BIMERVAX(R)

7 de Abril 2023

A farmacêutica biotecnológica espanhola HIPRA e o grupo farmacêutico espanhol Insud Pharma celebraram um acordo de colaboração para acelerar e facilitar o acesso à nova vacina contra a Covid-19, BIMERVAX®, em diferentes países da Europa e América Latina.

Como resultado deste acordo, os serviços de acesso ao mercado para Portugal vão ser assegurados pela Exeltis, uma divisão do grupo Insud Pharma que já opera no mercado nacional.

Na América Latina, a aliança entre a HIPRA e a Exeltis será responsável pela distribuição da vacina na Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Chile, Peru, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Equador. Na Europa, o acordo aplica-se no acesso ao mercado em Portugal, Polónia, Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Todos estes mercados têm acesso imediato à vacina BIMERVAX®, aprovada recentemente pela Comissão Europeia.

Salustiano Pérez, CEO da Exeltis, diz que “este acordo confirma o potencial da nossa empresa como player global e reforça a nossa posição numa área terapêutica chave como a das vacinas. Aproveitar a rede global e a experiência da Exeltis será um grande benefício para os cidadãos e sistemas de saúde de todos os nossos países”.

Segundo Carles Fàbrega, diretor da Divisão de Saúde Humana da HIPRA, “ter um portefólio de vacinas de diferentes tecnologias é um aspeto fundamental para o controlo de qualquer pandemia. O BIMERVAX® é baseado numa tecnologia amplamente testada e conhecida por ser utilizada em vacinas como a influenza, entre outras. Assim, as pessoas que têm relutância em vacinar-se com outras vacinas passam a ter uma alternativa, alcançando assim maiores taxas de vacinação”.

Em agosto de 2022, a HIPRA firmou um acordo de aquisição conjunta (JPA – Joint Procurement Agreement) para que 14 Estados-membros da União Europeia tenham a opção de comprar até 250 milhões de doses de vacina. A diferença entre o referido acordo de aquisição conjunta e os programas de compra antecipada de outras vacinas para a Covid-19 realizados durante a situação de emergência sanitária é que com o JPA não existe obrigação de compra nem pagamento antecipado.

A nova vacina contra a COVID-19 foi aprovada para comercialização na União Europeia, decisão conhecida no passado dia 30 de março. Na sequência de recomendação positiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a Comissão Europeia deu luz verde à comercialização da vacina BIMERVAX®, uma vacina de nova geração com tecnologia de proteína recombinante e desenvolvida 100% na União Europeia.

A BIMERVAX® é uma vacina bivalente com adjuvante que contém uma proteína recombinante baseada nas variantes Beta e Alfa do SARS-CoV-2 e é indicada como dose de reforço para maiores de 16 anos. A aprovação pela Comissão Europeia foi dada no passado dia 30 de março, depois de a EMA ter concluído que possui dados sólidos suficientes sobre a qualidade, imunogenicidade e segurança desta vacina desenvolvida pela farmacêutica biotecnológica espanhola HIPRA.

Estudos de fase IIb e III mostraram que é uma vacina segura, de baixa reatividade e ampla capacidade de neutralizar as principais variantes do SARS-CoV-2, incluindo as variantes Ómicron. Além disso — no estudo comparativo BIMERVAX® versus vacina de mRNA, conforme exigido pela EMA —, os estudos demonstraram que, seis meses após receber a dose de reforço, as pessoas a quem foi administrada a vacina da HIPRA apresentaram níveis mais elevados de anticorpos neutralizados em comparação com todas as variantes estudadas.

Estes dados sugerem que a nova vacina confere uma proteção mais duradoura. No mesmo estudo comparativo, demonstrou ser menos reatogénica do que a vacina de mRNA, ou seja, gera menos reações adversas do que as vacinas do tipo mRNA.

Esta vacina apresenta ainda outras vantagens, como a capacidade de ser armazenada em temperatura refrigerada entre 2°C e 8°C, facilitando o armazenamento e distribuição. É uma vacina “pronta para uso”, ou seja, não é necessário reconstituí-la antes da utilização, ao contrário de outras que o exigem, facilitando o trabalho do pessoal de saúde que a administra.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This