Covid-19: Exeltis e HIPRA anunciam colaboração para acelerar o acesso à vacina espanhola BIMERVAX(R)

7 de Abril 2023

A farmacêutica biotecnológica espanhola HIPRA e o grupo farmacêutico espanhol Insud Pharma celebraram um acordo de colaboração para acelerar e facilitar o acesso à nova vacina contra a Covid-19, BIMERVAX®, em diferentes países da Europa e América Latina.

Como resultado deste acordo, os serviços de acesso ao mercado para Portugal vão ser assegurados pela Exeltis, uma divisão do grupo Insud Pharma que já opera no mercado nacional.

Na América Latina, a aliança entre a HIPRA e a Exeltis será responsável pela distribuição da vacina na Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Chile, Peru, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Equador. Na Europa, o acordo aplica-se no acesso ao mercado em Portugal, Polónia, Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Todos estes mercados têm acesso imediato à vacina BIMERVAX®, aprovada recentemente pela Comissão Europeia.

Salustiano Pérez, CEO da Exeltis, diz que “este acordo confirma o potencial da nossa empresa como player global e reforça a nossa posição numa área terapêutica chave como a das vacinas. Aproveitar a rede global e a experiência da Exeltis será um grande benefício para os cidadãos e sistemas de saúde de todos os nossos países”.

Segundo Carles Fàbrega, diretor da Divisão de Saúde Humana da HIPRA, “ter um portefólio de vacinas de diferentes tecnologias é um aspeto fundamental para o controlo de qualquer pandemia. O BIMERVAX® é baseado numa tecnologia amplamente testada e conhecida por ser utilizada em vacinas como a influenza, entre outras. Assim, as pessoas que têm relutância em vacinar-se com outras vacinas passam a ter uma alternativa, alcançando assim maiores taxas de vacinação”.

Em agosto de 2022, a HIPRA firmou um acordo de aquisição conjunta (JPA – Joint Procurement Agreement) para que 14 Estados-membros da União Europeia tenham a opção de comprar até 250 milhões de doses de vacina. A diferença entre o referido acordo de aquisição conjunta e os programas de compra antecipada de outras vacinas para a Covid-19 realizados durante a situação de emergência sanitária é que com o JPA não existe obrigação de compra nem pagamento antecipado.

A nova vacina contra a COVID-19 foi aprovada para comercialização na União Europeia, decisão conhecida no passado dia 30 de março. Na sequência de recomendação positiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a Comissão Europeia deu luz verde à comercialização da vacina BIMERVAX®, uma vacina de nova geração com tecnologia de proteína recombinante e desenvolvida 100% na União Europeia.

A BIMERVAX® é uma vacina bivalente com adjuvante que contém uma proteína recombinante baseada nas variantes Beta e Alfa do SARS-CoV-2 e é indicada como dose de reforço para maiores de 16 anos. A aprovação pela Comissão Europeia foi dada no passado dia 30 de março, depois de a EMA ter concluído que possui dados sólidos suficientes sobre a qualidade, imunogenicidade e segurança desta vacina desenvolvida pela farmacêutica biotecnológica espanhola HIPRA.

Estudos de fase IIb e III mostraram que é uma vacina segura, de baixa reatividade e ampla capacidade de neutralizar as principais variantes do SARS-CoV-2, incluindo as variantes Ómicron. Além disso — no estudo comparativo BIMERVAX® versus vacina de mRNA, conforme exigido pela EMA —, os estudos demonstraram que, seis meses após receber a dose de reforço, as pessoas a quem foi administrada a vacina da HIPRA apresentaram níveis mais elevados de anticorpos neutralizados em comparação com todas as variantes estudadas.

Estes dados sugerem que a nova vacina confere uma proteção mais duradoura. No mesmo estudo comparativo, demonstrou ser menos reatogénica do que a vacina de mRNA, ou seja, gera menos reações adversas do que as vacinas do tipo mRNA.

Esta vacina apresenta ainda outras vantagens, como a capacidade de ser armazenada em temperatura refrigerada entre 2°C e 8°C, facilitando o armazenamento e distribuição. É uma vacina “pronta para uso”, ou seja, não é necessário reconstituí-la antes da utilização, ao contrário de outras que o exigem, facilitando o trabalho do pessoal de saúde que a administra.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights