O dia 15 abril terá o formato online e será dedicado às publicações científicas dos últimos dois anos na área da nutrição clínica, seguido de dois dias presenciais com 150 palestrantes internacionais de língua oficial portuguesa, cinco salas em simultâneo e vários cursos ESPEN LLL.
Segundo Aníbal Marinho, presidente da APNEP, “este encontro vai permitir contribuir para colocar uma vez mais na ordem do dia o tema da Nutrição e da malnutrição associada à doença, temáticas de saúde pública que permanecem subdiagnosticadas e subvalorizadas”. “Apesar de não conhecermos os números reais deste flagelo, é reconhecido que os números da malnutrição crescem diariamente na comunidade, especialmente junto da população idosa que apresenta, na sua maioria, um maior risco de vulnerabilidade nutricional. A atual crise económica vem agravar a premência do debate sobre a malnutrição e a instituição de planos de ação que mitiguem o aumento desta realidade em Portugal. Este tipo de encontros permite-nos revelar as necessidades ao nível do tema da Nutrição no nosso país, onde o rastreio nutricional já está implementado a nível hospitalar, mas urge a sua implementação nos Cuidados de Saúde Primários, e ao contrário da maioria dos países europeus, a acessibilidade equitativa à nutrição clínica continua, também, por alcançar.”
“Não podemos perpetuar esta dicotomia de vivermos num país em que a esperança de vida à nascença seja equiparada à dos países mais desenvolvidos do mundo e ao mesmo tempo aceitarmos que a população com mais de 65 anos de idade tenha uma má qualidade de vida e com pouca saúde. O envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente a nível mundial e urge que se tomem medidas urgentes para proteger as pessoas idosas. O combate à Malnutrição tem de ser um desígnio nacional”, concluiu.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através do site da APNEP: www.apnep.pt.
PR/HN/RA
0 Comments