Maria da Luz Brazão: A grande importância do curso O Internista e a Urgência

04/11/2023
O Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o curso “O Internista e a Urgência”, nos dias 23 e 24 de junho, no Centro de Simulação Clínica da Madeira do Hospital Dr. Nélio Mendonça

 

 

Maria da Luz Brazão, coordenadora do núcleo, revela quais os objetivos do curso, bem como dos workshops que farão parte do mesmo. Aproveita para explicar que a relevância do curso em causa prende-se com o impacto que o mesmo tem no dia a dia do médico que faz urgência.

 HealthNews (HN) – Quais os principais objetivos deste curso?

Maria da Luz Brazão (MLB) – Os objetivos gerais prendem-se com atualizar conhecimentos e adquirir competências em Medicina de urgência (através do treino das competências técnicas e não técnicas necessárias à abordagem das várias situações clínicas de urgência). Relativamente ao módulo, Curso de Simulação Clínica em situações de urgência” (SCSU), no final, os formandos deverão ser capazes de efetuar e compreender a importância das competências técnicas, mas sobretudo das competências não técnicas na correta abordagem de diversas situações com que se poderão deparar no serviço de urgência. No módulo “Técnicas invasivas em Medicina interna” (TIMI) é pretendido que seja adquirida competência na colocação de cateteres centrais (subclávia, jugular e femoral), através de treino em manequins de acessos. Por fim, relativamente aos workshops, no primeiro (“Abordagem sistematizada das arritmias na urgência”) os formandos deverão demonstrar competência na abordagem sistematizada de um doente com arritmia no Serviço de urgência, e no segundo (“O Internista e a imagem Neurorradiológica no serviço de urgência”), deverão ser capazes de saber interpretar a neuroimagem nas diversas patologias que afetam o neuro eixo.

HN – Na sua opinião, qual é o tema mais pertinente que fará parte do curso?

MLB – Acho que todos são pertinentes, mas, a ter de escolher um, talvez escolhesse a vertente da simulação na abordagem das diversas situações clínicas com que se deparam os médicos que fazem urgência.

HN – O curso irá ter workshops. Esta é uma mais-valia para a aprendizagem de todos os participantes?

MLB – Sim, a aprendizagem em workshops é uma grande mais-valia, pois proporciona ao formando uma grande interatividade com o formador, proporcionando um feedback direto.

HN – Quais as suas expectativas para este curso?

MLB – As minhas expetativas são elevadas, tendo em conta o feedback dos cursos anteriores, especialmente na metodologia seguida neste curso e sua consequente repercussão na prática clínica do dia a dia do formando.

HN – A quem é destinado este curso?

MLB – O curso é destinado a internos da formação geral e da formação especifica em Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar e especialistas de Medicina Interna ou de outras especialidades de fronteira, que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos, bem como treinar as suas competências técnicas e não técnicas na área da urgência.

HN – Para terminar, qual a importância desta formação?

MLB – Eu diria que a grande importância desta formação é a repercussão que a mesma vem a ter na prática diária do médico que faz urgência. Este facto deve-se ao método formativo utilizado. Nesta formação serão usados três métodos: método expositivo, demonstrativo e interativo/ ativo. No módulo TIMI haverá breves apresentações teóricas focadas nas técnicas a treinar, seguidas do seu respetivo treino em manequins de acessos; no módulo SCSU haverá breves briefings sobre os cenários a simular (informação sobre o que se espera dos formandos nos diversos cenários bem como descrição do ambiente e material que irão ter ao seu dispor); seguem-se o desenrolar do cenário em ambiente simulado com manequins de alta fidelidade, e o debriefing final onde os formandos, de uma forma livre e honesta, falam sobre o cenário, detetam potenciais problemas e encontram soluções para os mesmos. Finalmente, nos workshops, os temas a apresentar serão abordados de forma didática com a intervenção de forma interativa dos formandos.

Inscrições – https://www.spmi.pt/curso-o-internista-e-a-urgencia-2023/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights