Regulador e Inspeção da Saúde investigam denúncias de negligência no Hospital de Faro

11 de Abril 2023

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciaram hoje que vão investigar a alegada negligência no serviço de cirurgia do Hospital de Faro para “cabal esclarecimento” das denúncias.

“A ERS e a IGAS, após terem tido conhecimento dos factos relativos a eventuais casos relacionados com alegadas negligências ocorridas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Faro, decidiram, no quadro das suas competências, abrir respetivamente um processo de investigação e um processo de inquérito que permita o cabal esclarecimento destas acusações”, adiantou o regulador à agência Lusa.

A mesma fonte avançou que as duas entidades decidiram ainda cooperar de modo a obter “todos os esclarecimentos necessários de forma complementar” sobre os alegados erros e casos de negligência denunciados à Polícia Judiciária por uma médica interna do hospital.

Estas denúncias levaram, na segunda-feira, o Ministério Público a instaurar um inquérito, que decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, e já hoje a Ordem dos Médicos (OM) anunciou a criação de uma comissão técnico-científica de peritos para avaliar os casos denunciados.

Em causa está uma queixa efetuada por uma médica interna na Polícia Judiciária e divulgada na sua conta na rede social Twitter sobre “11 casos ocorridos entre janeiro e março” no hospital de Faro de “erro/negligência” no serviço de cirurgia.

Segundo a médica, dos 11 doentes, “três morreram, dois estão internados nos cuidados intermédios, os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico, que variam desde a castração acidental, perda de rins ou necessidade de colostomia para o resto da vida”.

Em conferência de imprensa, o bastonário da OM, Carlos Cortes, adiantou que este caso tem de ser avaliado de forma mais aprofundada, porque “há indícios de alguma gravidade”.

Em comunicado enviado à Lusa, o Ministério da Saúde garantiu hoje que não recebeu nenhuma denúncia de alegadas más práticas no Centro Hospitalar Universitário de Faro (CHUA).

Mas, perante as informações da comunicação social, o “ministro da Saúde definiu como orientação ao Conselho de Administração do CHUA a solicitação à OM da realização de uma avaliação pericial sobre a qualidade do serviço de cirurgia do Hospital de Faro”, referiu o ministério.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights