Ordem dos Farmacêuticos recolhe contributos para a revisão do Estatuto

12 de Abril 2023

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) está a recolher contributos dos seus profissionais para a revisão do Estatuto da Ordem, no âmbito da publicação da nova Lei-Quadro das associações públicas profissionais.

No entanto, o Governo definiu um prazo curto para a entrega de propostas de alteração aos estatutos de cada Ordem profissional. As Ordens consideram que os prazos são manifestamente exíguos e variam consoante a tutela administrativa das profissões. Por essa razão, o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) solicitou uma audiência urgente ao primeiro-ministro, António Costa.

A OF criou uma comissão de revisão dos estatutos no final de março e tem vindo a trabalhar numa proposta que acautele os melhores interesses dos doentes e dos farmacêuticos. Apesar dos prazos curtos, a Ordem está a recolher contributos dos seus profissionais para a revisão do Estatuto.

As Ordens entendem que os prazos impossibilitam o estudo e ponderação que a complexidade das matérias exige. Por isso, propõem um calendário razoável para a intervenção das Ordens neste processo legislativo, “se nela o Governo estiver verdadeiramente interessado”.

A revisão do Estatuto é uma oportunidade para a Ordem dos Farmacêuticos melhorar a sua atuação e garantir uma maior proteção para os doentes e os profissionais.

Mais informação no site da OF

OF/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights