O sumo de cenoura tem efeito na prevenção e no tratamento da miopia e do astigmatismo?

5 de Maio 2023

Desde crianças que ouvimos diz que a cenoura faz bem aos olhos. Nas redes sociais, alega-se que o sumo de cenoura “é um ótimo remédio caseiro para quem tem problemas de visão ou procura proteger a saúde dos seus olhos”. Em algumas publicações chega defender-se que este sumo, supostamente, “ajuda a prevenir” várias doenças oculares, entre as quais a miopia e o astigmatismo. Mas será mesmo assim?

Não há evidência científica que comprove que o sumo de cenoura previne ou trata problemas de visão como a miopia ou o astigmatismo.

A frequente associação entre a cenoura e a saúde ocular prende-se com a presença de betacarotenos (um antioxidante que disponibiliza vitamina A ao organismo, de forma indireta) neste vegetal.

De facto, a vitamina A é muito importante para a saúde ocular, mas não trata (nem previne) a miopia, o astigmatismo ou outro problema de visão.

Em declarações ao Viral, José Cunha-Vaz, oftalmologista e fundador da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), garante ao Viral que o aparecimento de miopia “não tem, que se saiba, relação direta com nenhum défice de vitamina”, ou seja, o aumento dos níveis desta vitamina A no organismo não vão prevenir a doença.

Um estudo avaliou a ingestão de vitamina “determinada através de questionários de frequência alimentar” preenchidos por um grupo de jovens quando estes tinham “14, 17 e 20 anos de idade” e comparou-a com as medições oftalmológicas recolhidas quando os participantes completaram 20 anos de idade.

Os investigadores concluíram que “não existe evidência de que jovens adultos com baixos níveis de vitamina A sejam mais propensos a desenvolver miopia aos 20 anos de idade”.

osé Cunha-Vaz reconhece que “a vitamina A é fundamental para o funcionamento do olho”, mas assinala que, à semelhança do que acontece com outros nutrientes, o défice desta vitamina pode ser evitado através de uma boa alimentação e de uma adequada exposição solar, não sendo necessário ingerir diariamente sumo de cenoura ou tomar suplementos.

“Não há necessidade de suplementação, se a pessoa for saudável e fizer uma vida normal”, defende José Cunha-Vaz.

Os suplementos podem ser uma forma de aumentar os níveis de uma determinada vitamina ou mineral, “quando há uma deficiência”. No entanto, quando consumidos em excesso, podem também ser perigosos.

No mesmo sentido, Francisco Miguel Brardo, diretor do curso de Optometria e Ciências da Visão na Universidade da Beira Interior, explica ao Viral que “beber uma quantidade enorme de sumo de cenoura não vai fazer com que a miopia não apareça”.

Até porque, sublinha o optometrista, a “miopia tem uma tendência hereditária” e pode ser espoletada por fatores ambientais.

Os dois especialistas questionados pelo Viral referem que a utilização excessiva de computadores e ecrãs pelas crianças pode ser negativo para a visão, aumentando a incidência de casos de miopia. Essa questão tem motivado alguns estudos. Contudo, as conclusões são “mistas” e é necessário realizar novas investigações sobre o assunto.

As mesmas conclusões aplicam-se ao astigmatismo: a vitamina A não tem qualquer efeito na prevenção ou tratamento desta condição ocular. Até porque o astigmatismo é uma deformação da córnea ou da lente ocular que provoca visão turva ou distorcida no indivíduo.

A ciência não conseguiu ainda identificar as causas para o astigmatismo e não existe forma de prevenir o aparecimento desta condição – há indivíduos que nascem com esta deformação, mas, em muitos casos, o astigmatismo desenvolve-se na infância ou no início da idade adulta.

NR/HN/Viral Check

 

1 Comment

  1. Aris Vision CDMX

    O suco de cenoura é muito bom para consumir; na verdade, os olhos precisam disso. No entanto, não pode ser usado para corrigir miopia ou astigmatismo. Por isso, ainda é fundamental consultar um oftalmologista para preservar a saúde dos nossos olhos.

    Aris Vision CDMX
    https://arisvisionmexico.com/

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights