Ação de rastreios “Arriscar com o coração, não é boa opção” decorre até junho

10 de Maio 2023

No âmbito do Mês do Coração, as farmácias Holon promovem a campanha "Arriscar com o coração, não é boa opção", disponibilizando rastreios e formação.

Esta iniciativa irá decorrer até junho, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e evitar o agravamento das doenças cardiovasculares, através de rastreios dirigidos a pessoas entre os 40 e os 65 anos de idade, aparentemente saudáveis e sem suspeita de doença.

Na última década, assistiu-se de forma consistente a uma melhoria global de todos os indicadores sobre doenças cardiovasculares (DCV) em Portugal. No entanto, estas patologias continuam no topo das causas de morte em Portugal e em toda a Europa. Estima-se que 80% das mortes prematuras por doença cardiovascular poderiam ser evitadas através do controlo de fatores de risco modificáveis, como o sedentarismo, tabagismo e obesidade.

“De facto, os fatores de risco associados às doenças cardiovasculares podem ser controlados com a adoção de um estilo de vida saudável e também com recurso a medicamentos/suplementos alimentares. O diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares é determinante e quanto mais cedo se avaliar o risco, maiores são as possibilidades de impedir o aparecimento ou agravamento da doença.

Neste sentido, as Farmácias Holon, aproveitando o seu grau de proximidade ao utente, decidiu desenvolver, em parceria com a Perrigo, esta ação de rastreios”, explica Ana Sofia Ramos, farmacêutica e responsável por este projeto nas Farmácias Holon.

A campanha “Arriscar com o coração, não é boa opção” tem como objetivos: sensibilizar a população para as doenças cardiovasculares e os respetivos fatores de risco; promover a prevenção das doenças cardiovasculares, através da avaliação precoce do risco cardiovascular; dotar os farmacêuticos de conhecimentos para uma abordagem integrada à pessoa com risco aumentado de doença cardiovascular; contribuir para a adesão à terapêutica, através do acompanhamento diferenciado ao nível do Serviço de Primeira Dispensa e Consulta Farmacêutica.

O rastreio decorre nas 164 farmácias Holon, entre os meses de abril e junho, e consiste na realização da avaliação do risco cardiovascular, recorrendo à tabela de risco SCORE-2, acompanhamento da pessoa com risco cardiovascular estabelecido e ainda a referenciação para os cuidados de saúde primários (médico de família) e posteriormente para a especialidade.

“A Perrigo decidiu promover, em colaboração, esta campanha por acreditar que ainda muito falta fazer na área das doenças cardiovasculares, nomeadamente na prevenção e diagnóstico precoce. Somos promotores da melhoria da qualidade de vida e apologistas do autocuidado, e estas doenças são de facto evitáveis e dependem do nosso estilo de vida e postura preventiva”, conclui João Pereira, farmacêutico gestor desta campanha na Perrigo.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights