ASAE encerra matadouro e assador de leitões em Elvas

12 de Maio 2023

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve um homem e desmantelou um matadouro e assador de leitões que funcionava de forma ilícita e sem condições de higiene, no concelho de Elvas (Portalegre), foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE indicou que a operação de fiscalização foi realizada através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, como abate clandestino.

“A referida operação resultou no desmantelamento de um local onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico funcionais e de higiene, ao abate de animais (leitões), bem como, assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”, pode ler-se no documento.

Contactada pela agência Lusa, fonte da autoridade precisou que esta ação envolveu a detenção de um suspeito, um homem de 59 anos, já “reincidente na prática destes ilícitos criminais”.

A ASAE instaurou um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino e outro pelo crime de desobediência, tendo sido apreendidos 21 leitões, com o peso total de 234 quilos.

A autoridade apreendeu ainda embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, “dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro”, num valor total de 2.900 euros.

A ASAE determinou também a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento.

No comunicado, a entidade garante ainda que continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, “em prol de uma sã e leal concorrência” entre operadores económicos, na “salvaguarda” da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights