Mortalidade baixou 12,1% em abril

12 de Maio 2023

A mortalidade em Portugal diminuiu 12,1% em abril, face ao mesmo mês do ano passado, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística, que assinalou 8.949 óbitos no mês passado, menos 1.237 do que no mesmo período de 2022.

Este ano, o número de mortes ocorridas em abril foi também inferior ao registado em março (menos 1.604 óbitos; -15,2%), segundo o INE.

O número de óbitos devido a covid-19 baixou para 147 (menos 49 do que em março), representando 1,6% do total de óbitos. Comparativamente com abril de 2022, registou-se uma redução de 448 óbitos devido ao vírus que motivou uma pandemia.

Nos nascimentos, o INE registou 6.994 nados-vivos em março de 2023, mais 4,2% do que no mesmo mês do ano anterior (6.715 crianças).

“O número total de nados-vivos registado nos três primeiros meses de 2023 (20.385) foi superior ao verificado no mesmo período de 2022 (19.342), representando mais 1.043 nados-vivos (+5,4%)”, refere o Instituto no Destaque hoje publicado.

De acordo com a mesma fonte, em março último, o saldo natural situou-se em -3.535, “desagravando-se em relação ao do mês homólogo de 2022,” quando era -4.085.

“Nos primeiros três meses de 2023, o valor acumulado do saldo natural foi -12.885”, apresentando também um desagravamento relativamente ao observado no mesmo período de 2022 (-13.849), acrescentou o INE.

Em março de 2023, celebraram-se 1.985 casamentos, o que representa um aumento de 17,5% relativamente a março de 2022 (mais 296 celebrações).

Nos primeiros três meses de 2023, foram celebrados 5.196 matrimónios, mais 960 (+22,7%) do que no período homólogo de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights