Financiado centro de investigação do cancro com um milhão de euros por ano na Madeira

17 de Maio 2023

O Centro Internacional de Investigação do Cancro da Madeira, que foi formalizado esta quarta-feira, vai dispor de um milhão de euros de financiamento anual para início de atividade, indicou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“A ideia é termos, nesta fase inicial, um milhão de euros por ano, para fixarmos aqui investigadores e estabelecer parcerias internacionais”, disse o governante insular, sublinhando que o objetivo é “garantir a fixação e o vínculo dos investigadores durante cinco anos”.

Albuquerque, que chefia o executivo de coligação PSD/CDS-PP, falava na cerimónia de assinatura do protocolo para a criação do Centro Internacional de Investigação do Cancro da Madeira (CIIC-Madeira), no Funchal, um organismo que decorre de uma parceria entre o Governo Regional, a Universidade da Madeira e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), liderado por Manuel Sobrinho Simões.

O CIIC, agora organizado como associação, será financiado através de fundos europeus, do Orçamento da Madeira e de mecenas privados.

“É uma oportunidade única de a Madeira se colocar, no campo das ciências e da investigação na saúde, no topo, não só pelo prestígio do professor Sobrinho Simões e da instituição que lidera, que é talvez uma das mais prestigiadas a nível mundial, como pelo ‘know-how’ científico que vai trazer e o efeito que isso terá também na Universidade da Madeira”, realçou.

O CIIC congrega já 30 investigadores, que estão a desenvolver vários projetos, estando sediado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, mas depois será transferido para o Hospital Central e Universitário da Madeira, atualmente em construção.

“O Centro Internacional de Investigação do Cancro da Madeira é um centro que vai funcionar na Madeira, mas os resultados e a investigação não são para a Madeira, são a nível internacional”, afirmou Miguel Albuquerque.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights