Programa Gilead GÉNESE 2023: candidaturas terminam a 15 de junho

18 de Maio 2023

As candidaturas à 9.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE estão abertas até ao próximo dia 15 de junho.

Os projetos de investigação e de iniciativa comunitária nas áreas de Virologia (hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA e Long COVID) e Oncologia (Hemato-oncologia, com foco nas Neoplasias Linfoides – de células precursoras e de células maduras –, e Cancro de Mama) deverão ser submetidos através do website oficial do Programa, em www.gileadgenese.pt.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes, e tornou-se uma referência na área da responsabilidade social corporativa, graças ao impacto que tem gerado através da viabilização de diversos projetos envolvendo um leque diversificado de entidades.

À semelhança das edições anteriores, a 9.ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa destinada a apoiar projetos nacionais de natureza científica e de iniciativa comunitária que promovam a inovação e a geração de conhecimento, com bolsas de até 40.000 euros por projeto.

A avaliação das candidaturas apresentadas encontra-se a cargo de Comissões Externas de Avaliação, constituídas por peritos de diferentes áreas do saber, e que são responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos submetidos, segundo critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Na sua vertente de Investigação, o Programa Gilead GÉNESE privilegia projetos que promovam a geração de resultados em saúde, a investigação com aplicação clínica e a implementação de sistemas de informação em saúde. Na vertente Comunidade, tem como foco os projetos que promovam a qualidade de vida, o diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde e a participação cívica e cidadania de modo inovador e com impacto na vida dos doentes.

Ao longo de oito edições, o montante global de financiamento atribuído aos 101 projetos apoiados ascende a dois milhões e duzentos mil euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades em Portugal.

Mais informações sobre o regulamento da 9.ª edição estão disponíveis no website do Programa (www.gileadgenese.pt).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights