CHUC prevê investimentos de 137 milhões de euros até 2025

30 de Maio 2023

O Plano de Atividades e Orçamento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para 2023-2025 prevê investimentos de 137 milhões de euros, dos quais 91,5 milhões de euros destinam-se a projetos estruturantes.

“Trata-se de um plano plurianual de investimentos que contempla os nossos projetos estruturantes, onde está a nova maternidade com um valor estimado de cerca de 45 milhões de euros”, disse na segunda-feira o presidente do conselho de administração à agência Lusa.

Segundo Carlos Santos, o projeto de arquitetura e especialidades será entregue em setembro, seguindo-se a elaboração do caderno de encargos e o lançamento do concurso.

“A construção, correndo tudo bem, prevê-se que possa estar adjudicada no início de 2024 e, portanto, com 18 meses de prazo de execução no primeiro semestre de 2025 estará seguramente concluída”, salientou.

Prometida há vários anos, a nova maternidade, que será edificada no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra para substituir as atuais Bissaya Barreto e Daniel de Matos, é considerada o projeto “mais estruturante e impactante” do CHUC nos próximos dois anos.

Carlos Santos frisou que a carência sentida relativamente à obstetrícia e neonatologia, “que está há demasiados anos instalada em condições precárias e sem forma de se reabilitar”, vai alterar-se por completo e Coimbra vai ficar com uma maternidade “com segurança para a grávida, para os recém-nascidos e para os profissionais de saúde”.

​​​​​​​Outro dos projetos estruturantes previstos no plano passa pela construção de um novo edifício multifuncional para logística no campus do Hospital Geral (Covões), com uma nova cozinha, armazém e esterilização, cujo investimento previsto atinge os 14 milhões de euros.

Ainda no perímetro do Hospital dos Covões, na margem esquerda do concelho de Coimbra, está prevista a construção de um centro de ambulatório polivalente de raiz, ligado ao edifício principal, destinado a atividade ambulatória, consultas externas e hospital de dia, orçado em 10 milhões de euros.

A ampliação e remodelação do serviço de urgência dos HUC, que está em obra, num investimento de 9,5 milhões de euros, integram também o pacote dos projetos estruturantes elencados por Carlos Santos.

​​​​​​​O plano de atividades do CHUC inclui igualmente a reabilitação de dois pavilhões da psiquiatria forense no Hospital Sobral Cid, no montante de sete milhões de euros, naquele que é o único projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O documento reserva ainda 6,1 milhões de euros para a remodelação da unidade de cuidados intensivos.

“Destes 137 milhões estão previstos 91,5 milhões de euros para estes projetos estruturantes. O restante investimento tem a ver com substituição de equipamentos, novas ressonâncias magnéticas, requalificação do edifício de anatomia patológica, ampliação e remodelação do edifício de oftalmologia”, adiantou Carlos Santos.

O objetivo do presidente do conselho de administração é ter todos os projetos concluídos em 2025, embora admita que, nalguns casos, sobretudo nos edifícios a construir de raiz, os prazos possam prolongar-se e entrar por 2026.

O CHUC foi dos primeiros hospitais a ter o Plano de Atividades e Orçamento aprovado pelos ministérios da Saúde e das Finanças, o que vai permitir também uma “maior autonomia na contratação dos recursos humanos e técnicos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights