Virgínia Pereira Enf.ª Especialista em Enfermagem de Reabilitação Enf.ª em funções de Gestão Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação

Gestão e enfermagem de reabilitação ao serviço da saúde

05/30/2023

Do desafio que é ser enfermeiro gestor em organizações de saúde onde a exigência da prática de gestão não se limita ao alinhamento do pensamento pelas políticas institucionais, mas reforça a necessidade de pensamento crítico, inovação e conhecimento das competências e funções dos gestores, importa reforçar que o enfermeiro gestor de um serviço tem que desenvolver atividades de forma a garantir qualidade, segurança dos utentes e profissionais, sustentabilidade do ambiente, racionalização de gastos, mas também criar as melhores condições para que os cuidados ocorram.

Acredito que ser enfermeiro incita entender os processos de transição e o desenvolver terapêuticas efetivas que ajudem as pessoas a recuperar a estabilidade e o bem-estar, sendo este, talvez, o maior desafio que se coloca ao enfermeiro gestor, pautando a sua intervenção no sentido de garantir a assistência de enfermagem e o desenvolvimento dos enfermeiros.

O facto de ser detentor de conhecimentos especializados em Enfermagem de Reabilitação permite ao enfermeiro gestor maior sensibilidade para a identificação de diagnósticos nesta área, coordenar cuidados e otimizar a comunicação na equipa multidisciplinar, contribuindo para a redução do tempo de internamento, para a eficácia e eficiência dos cuidados assim como para o aumento da satisfação dos utentes e da qualidade de vida. Para tal, a gestão dos recursos humanos, sobretudo dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, é vital uma vez que colaboram na gestão dos cuidados e na autonomia dos utentes para os autocuidados e realização das atividades de vida diária.

O Mundo contemporâneo está em constante mudança exigindo uma atualização de saberes transversais a todas as disciplinas. À saúde e à gestão em saúde têm sido solicitadas respostas para desafios com elevada complexidade e diferenciação quer do ponto de vista da qualidade dos cuidados quer da sua eficiência e sustentabilidade. Às organizações de saúde tem sido exigido eficácia no desempenho dos seus profissionais, acompanhamento do desenvolvimento profissional e tecnológico e das estratégias políticas, o que leva a uma constante reinvenção na gestão dos recursos.

Sendo previsível que este cenário se mantenha, torna-se crucial que os gestores cuidem da organização, dos seus colaboradores e de si próprios com o objetivo de atingirem a sua missão segundo os princípios e valores a que se propõe.

O empenho e dedicação dos colaboradores são cruciais e será tanto maior quanto mais eles conseguiam perceber e integrar os objetivos estratégicos da organização e se sintam envolvidos e compreendidos tornando-se reflexo, proporcionalmente direto, na produtividade, bem-estar e qualidade dos cuidados prestados, aumentando não só a sua satisfação como a dos utilizadores dos serviços.

Importa realçar que o enfermeiro gestor deve ter uma postura positiva e de proximidade da sua equipa mostrando disponibilidade para explicar a estratégia a nível da estrutura organizacional, a forma como está a ser planeada, a importância que cada um e que todos em conjunto têm no processo e na sua exequibilidade, responsabilizando-os, sendo realista, mas ao mesmo tempo mostrando sensibilidade para os ajudar a ultrapassar os obstáculos do dia-a-dia quer pessoais quer profissionais, transmitindo segurança e motivação.

Este é o novo paradigma em que vivemos e independentemente da organização ou serviço onde desempenhamos as nossas funções, devemos ser verdadeiros e coerentes connosco e com a missão em que acreditamos e valorizamos, tendo sempre como foco o utente numa perspetiva de cuidado eficiente e sustentável, plena de inovação e alicerçada na investigação.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights