Governo dos Açores vai construir centro de saúde nas Lajes do Pico

31 de Maio 2023

O Governo dos Açores vai construir um novo centro de saúde nas Lajes do Pico, “em concertação com o município”, revelou hoje o presidente do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM).

Nesta fase, a autarquia procurará “o sítio especial, de preferência, de acordo com o melhor interesse” do desenvolvimento do concelho, indicou José Manuel Bolieiro, citado num comunicado de imprensa divulgado no portal do governo.

“O Governo assume o compromisso de interromper a solução do anterior governo, de reabilitação do espaço atual, que não reúne as melhores condições. Preferimos fazer com tempo, fazer bem e servir os interesses dos lajenses em matérias de saúde”, disse o presidente do Governo dos Açores.

O chefe do executivo lamentou as “várias indefinições” do “caminho errado” que havia sido definido pela anterior governação, numa “pesada herança” deixada ao atual governo.

Bolieiro indicou que o atual espaço de cuidados de saúde “merecerá, de todo o modo, permanentes requalificações e melhorias que atenuem a sua situação atual”.

“Não temos uma preferência de novo local. Temos um compromisso de construção de um centro de saúde de raiz. A situação é insustentável de há largos anos para cá”, afirmou.

Em outubro, numa visita estatutária à ilha do Pico, Bolieiro admitiu construir um novo centro de saúde nas Lajes do Pico.

A construção de um centro de saúde de raiz na vila das Lajes é uma reivindicação da autarca socialista Ana Brum, eleita presidente do município nas últimas eleições autárquicas, embora a solução inicialmente apontada pelo governo de coligação (PSD, CDS-PP e PPM), passasse pela reabilitação do velho centro de Saúde, que funciona num edifício cedido pela Santa Casa da Misericórdia local.

“Para além de todo o interesse e dedicação municipal [a este causa], houve uma petição pública assinada pelas próprias pessoas que trabalham na Saúde, a reivindicar a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes”, indicou a presidente do município, em declarações aos jornalistas durante aquela visita estatutária do Governo dos Açores à ilha do Pico.

A autarca adiantou que a solução então proposta pela autarquia permitiria não apenas a construção de uma unidade de saúde nova, como também iria libertar o velho centro de saúde para ser transformado num polo da Santa Casa da Misericórdia, destinado aos cuidados continuados.

O presidente do Governo lembrou que a decisão de reabilitar o Centro de Saúde das Lajes do Pico “já vinha de trás”, referindo-se ao anterior executivo socialista, mas admitiu que é preferível “suspender” o processo nesta altura e voltar a reavaliá-lo, na busca de uma solução “de consenso”.

“Entendemos que é justo e adequado, para servirmos bem o povo, parar e ver. Portanto, ficou suspenso o anterior processo e vamos agora fazer um diálogo profícuo com o município”, disse José Manuel Bolieiro, adiantando que o Governo vai analisar o assunto, ouvir opiniões e tomar uma decisão definitiva sobre o futuro daquela unidade de saúde.

A autarca lajense observou, na ocasião, que a demolição do pavilhão desportivo das Lajes do Pico, para que possa ser construído o novo centro de saúde, “é a melhor solução” para o concelho, permitindo que os cuidados de saúde se mantenham no centro da vila, mas disponibilizou “todos os terrenos municipais” para a solução que o Governo entenda ser a mais adequada para a futura edificação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

MAIS LIDAS

Share This