Distinguido projeto de gomas medicamentosas que evitam sofrimento dos animais de laboratório

3 de Junho 2023

O projeto “HaPILLness” venceu esta semana a 19ª edição do Concurso Regional Poliempreende do Politécnico de Coimbra. A iniciativa consiste na produção de gomas medicamentosas para doseamento oral de substâncias a animais de laboratório, de forma a evitar o seu sofrimento.

O projeto desenvolveu uma solução inovadora e não invasiva para administração oral de fármacos a roedores usados em ensaios pré-clínicos de laboratório, o qual pode representar o fim de um processo penoso para as cobaias.

Em comunicado foi revelado que “ao invés de lhes ser administrada a dosagem precisa do composto a testar por meio de uma sonda gástrica, os animais de laboratório passam a ter pequenas gomas coloridas que ingerem de forma voluntária”.

O projeto classificado em primeiro lugar irá agora concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes Politécnicos da rede Poliempreende e participar na Semana do Empreendedorismo, a realizar de 12 a 15 de junho de 2023, em Braga, com organização do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A equipa de trabalho é composta por Sofia Viana, docente da ESTeSC-IPC; Sara Nunes, diplomada da ESAC-IPC e Pedro Vieira, diplomado da ESTeSC-IPC.

PR/HN/VC

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights