Centro de Saúde de Famões abre portas hoje

6 de Junho 2023

O novo Centro de Saúde de Famões, no concelho de Odivelas, abre portas hoje para servir sete mil utentes, representando um investimento de 1,3 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas (distrito de Lisboa), Hugo Martins (PS), destacou que a nova unidade de saúde é “mais moderna, acolhedora e multifuncional” do que aquela que existia na localidade de Famões.

“Estamos a inaugurar uma nova unidade de saúde para substituir o velho Centro de Saúde de Famões. Uma nova unidade de saúde moderna, confortável, com boas condições de trabalho para os profissionais e boas condições de atendimento”, sublinhou.

O equipamento, que vai servir cerca de sete mil utentes e que fica localizado na Alameda Silva Porto, representa um investimento global de 1,3 milhões euros, beneficiando de um cofinanciamento de 849 mil euros ao abrigo do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

Já o município de Odivelas contribuiu para esta obra com a cedência dos terrenos e com um investimento de 400 mil euros, segundo adiantou Hugo Martins.

“Todos sabemos que a saúde no geral, e em particular no ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Odivelas-Loures, atravessa uma fase muito difícil. Todos sabemos da falta de médicos no nosso concelho, na Área Metropolitana [de Lisboa] e no país. No entanto, há uma certeza que temos. Se não tivermos equipamentos modernos, bem apetrechados e confortáveis ainda perdemos maior capacidade de atratividade”, argumentou.

A unidade de saúde de Famões contempla área de atendimento, sala de espera, instalações sanitárias, salas de prestação de cuidados de saúde, salas de tratamentos, gabinetes de consulta, gabinetes de enfermagem e todas as áreas e funções de apoio, salas de material clínico, terapêutico, administrativo e arrecadações.

Em termos futuros, Hugo Martins disse ainda que o executivo pretende levar a cabo a construção de mais três centros de saúde no concelho, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Uma na Urmeira [Pontinha], outra no centro da Pontinha e outra junto da urbanização Colinas do Cruzeiro e Arroja [Odivelas]. Esperemos que todas estejam construídas e concluídas até ao início de 2026”, perspetivou.

Tendo em conta o “esforço financeiro” da Câmara de Odivelas, Hugo Martins insta o Governo a realizar, na mesma medida, um investimento a nível do reforço dos recursos humanos e dos profissionais de saúde.

“Sem eles [profissionais de saúde] não há uma prestação de serviços de qualidade no concelho”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights