Lesões da medula espinhal têm forte impacto no sistema urinário

11 de Junho 2023

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descobriu que as lesões traumáticas da medula espinhal são acompanhadas por alterações marcadas na parede da uretra.

O estudo “Spinal Cord Injury Causes Marked Tissue Rearrangement in the Urethra—Experimental Study in the Rat”, de Célia Duarte Cruz, Ana Ferreira, Sílvia Sousa Chambel e António Avelino, da FMUP, “vem abrir portas a investigações futuras que promovam o desenvolvimento de terapias direcionadas exclusivamente à uretra”.

No seu site, a FMUP explica que, recorrendo a animais de laboratório, “o estudo verificou que as lesões traumáticas da medula espinhal, que comprometem fortemente o sistema urinário, são acompanhadas por alterações marcadas na parede da uretra” – “fenómeno que, até à data, não era conhecido”.

“De acordo com o trabalho, as lesões traumáticas que afetam o sistema nervoso central provocam uma acentuada reorganização da uretra e desnervação que resultam de uma adaptação à alteração do controlo nervoso da função urinária e poderão, consequentemente, contribuir para a disfunção urinária.”

Célia Cruz, professora da FMUP citada no site da faculdade, esclarece: “Quando ocorre uma lesão traumática medular, a transmissão de informação ao cérebro sobre o grau de preenchimento da bexiga é bloqueada pelo trauma e pelo tecido cicatricial que se forma na zona da lesão. Com o tempo, ocorrem alterações nas vias nervosas, abaixo da zona da lesão, que levam à perda da coordenação entre os dois órgãos e a hiperatividade da bexiga.”

FMUP/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This