Mais de metade dos centros que tratam a estenose aórtica por cateterismo apresentam uma lista de espera de 150 dias

13 de Junho 2023

De acordo com a iniciativa Valve For Life da APIC - Associação Portuguesa de Cardiologia de Intervenção - cerca de 50% dos centros apresentam um tempo de espera médio na ordem dos 150 dias para o tratamento por cateterismo; Mais de metade dos doentes diagnosticados com estenose aórtica morrem passados dois anos, após o diagnóstico.

“Listas de espera para a intervenção valvular aórtica” foi o tema de uma das sessões do Congresso 2VRT, com foco na estenose aórtica, uma das doenças mais comuns das válvulas do coração, cujo tratamento apresenta, atualmente, um tempo médio de espera na ordem dos 150 dias. A iniciativa foi organizada pelo Hospital de Santa Cruz e pelo Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca.

Estes números requerem especial atenção, uma vez que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal registou, nos últimos anos, um agravamento do fenómeno de envelhecimento e de longevidade da população, sendo que cerca de 23% desta é idosa.

O envelhecimento da população reflete, por sua vez, um maior número de doentes com estenose aórtica, que necessitam de intervenção por cirurgia ou cateterismo. Este aumento da prevalência não foi, contudo, acompanhado pelo aumento da capacitação, em termos de meios humanos e técnicos estruturais, para fazer face à patologia. Segundo o Dr. Rui Campante Teles, “O aumento do tempo de espera também se deve ao facto de existir uma sobrecarga nos Serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca”.

O médico especialista em cardiologia conclui que “Cerca de 50% dos doentes acabam por morrer dois anos após o diagnóstico desta patologia, sendo que provavelmente muitos não conseguem obter um tratamento rápido para a estenose aórtica.” Assim, para inverter esta situação, será necessário, pelo menos, dobrar a capacidade de oferta para estas técnicas, pois só assim se conseguirá dar resposta à prevalência estimada de estenose aórtica em Portugal.

O 2VRT decorreu entre os dias 4 e 5 de maio, no Crowne Plaza Caparica, e teve como objetivo incentivar ao debate informal e aberto entre todos os cardiologistas de intervenção e de várias referências nacionais e internacionais de renome na área.

A edição deste ano contou com o patrocínio da European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) e da European Society of Cardiology (ESC).

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights