Na próxima terça-feira, dia 20 de junho, o Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e com o apoio do Gabinete de Divulgação e Investigação Científica da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, vai promover o encontro “Autismo e Neurodiversidade: do diagnóstico à intervenção e à transição para a vida adulta”.
A atividade, que vai decorrer a partir das 14 horas na Subunidade 3 da FMUC (no Polo III da UC), vai juntar pessoas com autismo, famílias, associações e movimentos de doentes, clínicos e investigadores, que vão partilhar conhecimentos e experiências sobre o diagnóstico, a intervenção e a transição para a vida adulta.
Esta iniciativa pretende «dar voz às pessoas que lidam todos os dias com os desafios que a Neurodiversidade coloca às pessoas com autismo, famílias e instituições que os acolhem, incluindo o contexto laboral. Ao juntar pessoas com autismo, familiares, profissionais de saúde e de educação pretende-se compreender as diferentes perspetivas que existem nesta área, como reforçar a inclusão e de que forma a investigação na área do Autismo e da Neurodiversidade pode contribuir», destaca o docente da FMUC e coordenador científico do CIBIT, Miguel Castelo-Branco.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até à próxima sexta-feira, dia 16, em https://forms.gle/xAjrqWxQz685KeqG6. Para quem não tiver a oportunidade de assistir presencialmente, o encontro vai ter também transmissão online.
UC/HN
0 Comments