Consumo de drogas causa preocupação na Europa

16 de Junho 2023

O relatório anual do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência é esta sexta-feira divulgado, em Bruxelas, e refere as substâncias que estão a causar mais preocupação, bem como as tendências no tráfico e consumo de estupefacientes.

O Relatório Europeu Sobre Drogas 2023: Tendências e Evoluções, com base em informações fornecidas pelos pontos focais de 29 países – 27 da União Europeia, Turquia e Noruega -, apresenta a mais recente panorâmica sobre a situação da droga na Europa, explorando as tendências a longo prazo e as ameaças emergentes.

A análise dos técnicos do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA, na sigla em inglês), sediado em Lisboa, abrange o consumo e a oferta de substâncias ilícitas, bem como os danos relacionados com a droga e as respostas aos mesmos.

Pela primeira vez o relatório é apresentado num novo formato digital e modular, que oferece “formas inovadoras de acesso e interação com os conteúdos”, tendo sido concebido para ser utilizado em vários dispositivos (computadores, telemóveis, tablets) e está disponível em 25 línguas da UE.

É composto por mais de 100 gráficos interativos para complementar a análise, enquanto painéis interativos permitem aos utilizadores visualizar dados e tendências a nível europeu e nacional.

A conferência de imprensa de apresentação do relatório deste ano, com dados de 2021 e 2022, realiza-se no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e estarão presentes o diretor do EMCDDA, Aléxis Goosdeel, e a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights