Elon Musk quer dotar o primeiro ser humano com implantes cerebrais ainda este ano

17 de Junho 2023

O bilionário Elon Musk revelou hoje que pretende, “este ano”, apetrechar o primeiro ser humano com implantes cerebrais da sua empresa Neuralink, cuja tecnologia acaba de ser aprovada nos Estados Unidos.

“Esperamos, ainda este ano, fazer o nosso primeiro implante de um chip num ser humano, em alguém que tenha alguma forma de tetraplegia”, disse Musk, quando foi questionado por uma criança e pelo seu pai no final de uma sessão de perguntas e respostas perante uma audiência de 3.600 pessoas no Dôme de Paris.

“Quero tranquilizar todos os que possam estar assustados com o Neuralink. Será um processo bastante lento”, advertiu.

A Neuralink, uma start-up criada por Elon Musk, recebeu a aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos da América, no final de maio, para testar os seus implantes cerebrais em seres humanos.

Ao instalar chips no cérebro humano, o objetivo do bilionário é permitir que o cérebro e os computadores comuniquem diretamente.

O objetivo a médio prazo é o de ajudar pessoas paralisadas, com lesões na espinal medula ou que sofram de doenças neurológicas como a doença de Parkinson.

A longo prazo, o objetivo da empresa de Musk é o de criar uma “relação simbiótica” entre o ser humano e a inteligência artificial, que poderá esbater as fronteiras entre o pensamento humano e a tecnologia informática, segundo Musk.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights