“No global, há seis profissionais afetos ao projeto [três psicólogos e três assistentes sociais], dois na área social, quatro na área da saúde”, explicou a secretária da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, durante a assinatura do acordo que oficializa o programa “Apoio Psicossocial e Espiritual nos Lares em Contexto de Cuidados Paliativos”, no Funchal.
A parceria entre o executivo madeirense (PSD/CDS-PP) e a Fundação La Caixa (instituição financeira espanhola), no âmbito do apoio em cuidados paliativos, entrou em vigor em 2018, operando ao nível hospitalar e domiciliário, mas, em 2022, estendeu-se também aos lares, envolvendo agora quarto das cinco infraestruturas geridas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.
“Neste momento, já abrangemos 81 novos utentes, já abrangemos 51 familiares e já apoiámos 14 famílias no luto”, indicou Rita Andrade, sublinhando que o projeto “acrescenta muito valor ao trabalho que já é feito de forma muito especializada”.
“Uma vez que os cuidados paliativos têm a ver com uma fase da vida muito delicada e muito impactante nos lares oficiais, foi feito um acordo em que acabamos por beneficiar deste projeto apoiado pela La Caixa”, reforçou.
NR/HN/Lusa
0 Comments