Projeto de apoio em cuidados paliativos já abrangeu 81 utentes de lares na Madeira

21 de Junho 2023

Oitenta e um utentes de lares geridos pelo setor público na Madeira já receberam apoio em contexto de cuidados paliativos, no âmbito de uma parceria entre o Governo Regional e a Fundação La Caixa, foi hoje anunciado.

“No global, há seis profissionais afetos ao projeto [três psicólogos e três assistentes sociais], dois na área social, quatro na área da saúde”, explicou a secretária da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, durante a assinatura do acordo que oficializa o programa “Apoio Psicossocial e Espiritual nos Lares em Contexto de Cuidados Paliativos”, no Funchal.

A parceria entre o executivo madeirense (PSD/CDS-PP) e a Fundação La Caixa (instituição financeira espanhola), no âmbito do apoio em cuidados paliativos, entrou em vigor em 2018, operando ao nível hospitalar e domiciliário, mas, em 2022, estendeu-se também aos lares, envolvendo agora quarto das cinco infraestruturas geridas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira.

“Neste momento, já abrangemos 81 novos utentes, já abrangemos 51 familiares e já apoiámos 14 famílias no luto”, indicou Rita Andrade, sublinhando que o projeto “acrescenta muito valor ao trabalho que já é feito de forma muito especializada”.

“Uma vez que os cuidados paliativos têm a ver com uma fase da vida muito delicada e muito impactante nos lares oficiais, foi feito um acordo em que acabamos por beneficiar deste projeto apoiado pela La Caixa”, reforçou.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This