ACES reforça equipa e ajuda imigrantes a obter médico de família em Vila Real

23 de Junho 2023

 O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte conseguiu garantir um profissional que vai dar resposta aos cerca de mil cidadãos estrangeiros sem médico de família no concelho Vila Real, disse esta sexta-feira fonte daquele serviço público.

Nos últimos tempos verificou-se um aumento de imigrantes que se instalaram em Vila Real. São cerca de mil à espera de atribuição de médico de família, uma situação que, segundo afirmou o diretor executivo do ACES, Gabriel Martins, “está em vias de resolução”.

Isto porque, explicou, no último concurso o ACES conseguiu garantir 15 médicos de família, um dos quais vai reforçar a equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mateus.

Esse clínico, acrescentou, “está sem ficheiros precisamente para absorver novos utentes”.

“E o nosso objetivo é que este novo médico, conjuntamente com as vagas que se vão disponibilizando nas outras unidades, possam absorver na sua totalidade todos os cidadãos residentes em Vila Real e que estão, neste momento, à espera de médico de família, porque era o único concelho em que tínhamos esse fenómeno”, referiu.

Segundo o responsável, felizmente nos outros concelhos há uma cobertura total de médico de família.

“Em Vila Real isso não acontecia, muito ligado a fenómenos de migração que temos com comunidades que vão chegando para trabalhar no concelho”.

O responsável disse estar convencido “que, durante o próximo mês, todos os utentes de Vila Real que estejam sem médico de família poderão deslocar-se à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mateus e obter o seu médico de família”.

Relativamente aos estrangeiros, Gabriel Martins referiu que se trata de uma situação “transversal a várias regiões” e que “Vila Real não é exceção”.

“Há aqui fenómenos de migração, de entrada e saída de novos habitantes que nós temos de estar preparados para eles e os serviços públicos têm que acompanhar esse fenómeno”, salientou.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revelou hoje que população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2022 pelo sétimo ano consecutivo, totalizando 781.915 cidadãos titulares de autorização de residência, mantendo-se a comunidade brasileira como a mais representativa e a que mais cresceu.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte tem cerca de 100 mil utentes inscritos nos concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Neste momento, o ACES conta com 70 clínicos que se espalham por 11 unidades de saúde familiar (10 modelo A e uma modelo B).

Os cidadãos que queiram a atribuição de médico de família têm que se inscrever numa unidade de saúde, ficam registados numa base de dados e são, depois, avisados, quando há vaga.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights