Farmacêuticos cansados da “surdez do Governo”. Negociações precisam das Finanças e da Administração Pública

28 de Junho 2023

Esta quinta-feira, os farmacêuticos do SNS voltam a fazer greve, desta vez nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, cansados do “faz de conta” das negociações e da “surdez” do Governo.

“O problema de estarmos, neste momento, com uma nova série de greves tem a ver com a surdez do Governo aos nossos argumentos, às nossas razões e aos nossos problemas no Serviço Nacional de Saúde. Desde outubro do ano passado, apesar de termos tido algumas reuniões com o Ministério da Saúde, nenhum dos problemas teve sequer a proposta de solução”, lamenta o presidente do Sindicado Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengo, em declarações ao HealthNews.

Henrique Reguengo advertiu que, felizmente, “não é por falta de emprego que os farmacêuticos escolhem o Serviço Nacional de Saúde” e que, infelizmente, se nada mudar, “aquilo que vai acontecer é que vamos ficar sem farmacêuticos no SNS”. “Já temos, neste momento, muitos colegas que se estão a fartar da situação e saem”, acrescenta.

“Se nós não funcionamos, toda a estrutura é posta em causa, e é isso que vai acontecer. Fala-se na entrega de medicamentos em proximidade. Eu não sei como é que o senhor ministro pode estar a falar em desenvolver uma atividade que necessita de farmacêuticos e ao mesmo tempo estar a fazer tudo para que eles saiam do Serviço Nacional de Saúde”, critica o farmacêutico.

Para Henrique Reguengo, o impasse nas negociações não tem explicação plausível. “Nas reuniões que tivemos com o senhor secretário de Estado, ninguém foi capaz de nos dizer que nós não temos razão nos motivos de descontentamento que apresentamos. (…) Todos reconhecem que é preciso alterar a situação, mas depois são incapazes de dar o passo seguinte”, conta.

Na sua opinião, a situação “só se desbloqueia quando o senhor ministro da Saúde realmente trouxer para a mesa das negociações quer as Finanças quer a Administração Pública. Como ele se tem negado a fazer esse ‘convite’, as negociações acabam por ser um faz de conta que não é possível continuar a manter”.

Por último, uma mensagem dirigida “diretamente” ao ministro da Saúde: “que perceba, e sendo médico não será difícil, a importância que a atividade farmacêutica tem no Serviço Nacional de Saúde, que perceba que para ter serviços farmacêuticos de qualidade tem que ter as pessoas em quantidade e em qualidade no sistema e que, se nada se alterar, vai deixar de ter farmacêuticos”.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights