A Pfizer Portugal desenvolveu um curso formativo em formato e-learning sobre infeções por bactérias multirresistentes, destinado a todos os profissionais de saúde. Tem início no dia 4 de julho.
A formação é feita através de um curso teórico em formato e-learning on demand, para ser realizado conforme a disponibilidade dos participantes e de forma completamente gratuita.
As infeções bacterianas multirresistentes são unanimemente reconhecidas como um dos desafios mais preocupantes no que diz respeito aos cuidados de saúde, não só pelo aumento significativo das taxas de morbilidade e mortalidade, mas também pelos custos que representam.
Consciente da importância desta temática e da necessidade de disponibilizar ferramentas de ensino de qualidade, a Pfizer Portugal desenvolveu esta formação, que conta com o patrocínio científico de várias sociedades e associações, assim como a creditação pela Ordem dos Farmacêuticos.
O curso é constituído por 5 módulos e inclui 21 temas. A sua apresentação, em formato vídeo, está a cargo de profissionais de saúde especializados nesta área, sendo também autores de um manual digital para apoio, disponibilizado durante a formação.
De acordo com Joana Granado, médica especialista de doenças infeciosas, Anti-infectives Senior Medical Affairs Scientist – Medical Communication da Pfizer, e coordenadora do curso, «não é obrigatória a realização de todos os módulos, podendo inscrever-se naqueles que suscitarem maior interesse».
No final da formação, para a atribuição de créditos profissionais e certificado de aproveitamento, «será possível a realização de uma prova de avaliação de conhecimentos, de caráter facultativo, que incidirá nos conteúdos dos cinco módulos».
Os módulos lecionados neste curso abordam os seguintes temas:
Módulo I – “Back to the basics: introdução às infeções bacterianas multirresistentes”
Módulo II – “The big picture: epidemiologia e impacto na Saúde Pública”
Módulo III – “The present and the next move: a resposta terapêutica”
Módulo IV – “Focus on: infeções por agentes multirresistentes”, é o módulo mais clínico, com os conteúdos divididos de acordo com o local de infeção.
Módulo V – “Programa de prevenção e controlo de infeções e de resistência aos antimicrobianos”
Mais informação sobre o curso em: www.focusonbacterias.com/.
Excelente ideia. Ainda bem qua Indústria agarrou nela