Protocolo entre Universidade Europeia e Hospital de Cascais quer aproximar o ensino da prática clínica

17 de Julho 2023

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia e o Hospital de Cascais estabeleceram recentemente um Protocolo de Cooperação para aproximar o ensino da prática clínica.

O protocolo tem como objetivo “promover a interligação entre o exercício profissional especializado e a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação.”

Entre estes objetivos incluem-se: a melhoria progressiva da qualidade da prestação dos cuidados de saúde, promoção da formação e do treino científico de forma a responder à estratégia definida para as áreas clínicas e científicas das ciências e tecnologias da saúde, alargamento do número de profissionais qualificados que acedem a uma carreira universitária, aumento das atividades de investigação através da promoção de um crescente número de projetos de qualidade/dimensão nacional.

“A melhoria contínua dos sistemas de ensino e de formação, no âmbito das ciências da saúde, nas suas diferentes áreas científicas e dimensões pedagógicas, requer alinhamento com as melhores práticas, a nível nacional e internacional, beneficiando do estabelecimento de parcerias estratégicas entre diferentes agentes, entidades, instituições e stakeholders”, afirmou, em comunicado, a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

Para José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais este protocolo “promove uma estreita ligação das equipas do Hospital de Cascais com a Universidade, permitindo a integração destas em atividades científicas com forte incremento no desenvolvimento do conhecimento para ambas as partes.”

“Pretendemos que esta parceria seja uma referência nacional e internacional, de um projeto orientado para a interligação entre o exercício profissional especializado, a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação”, acrescentou.

A Universidade Europeia informa o Hospital de Cascais sobre os ciclos de estudo disponíveis no ano letivo seguinte, na área de ciências da saúde, bem como o plano de estudos e as unidades curriculares de cada ciclo, indicando o número de docentes e horas letivas necessárias. Por seu turno, o Hospital de Cascais indica a lista de pessoal docente disponível para integrar a equipa docente dos ciclos de estudo disponíveis para o respetivo ano letivo.

O Protocolo entra em vigor na data da sua assinatura e pelo período de 8 anos académicos.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Como a Alimentação na Páscoa Pode Afetar a Fertilidade

A Páscoa chega e, com ela, a tentação dos doces, folares e pratos tradicionais. Mas o que poucos sabem é que os excessos alimentares desta época podem afetar a fertilidade tanto de mulheres como de homens. “A alimentação tem um papel fundamental na saúde reprodutiva.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights